A BMW M, divisão de modelos esportivos da montadora alemã, trabalha em um carro elétrico inspirado no sedan i4, cujo conceito foi apresentado pela companhia em março.

Em entrevista a veículos de imprensa australianos, o CEO da subsidiária, Markus Flasch, revelou que o lançamento do automóvel está previsto para 2021. Segundo o executivo, o novo modelo vai integrar o segmento de carros de ‘performance’ da BMW M.

publicidade

O veículo terá características mais esportivas do que o BMW i4 padrão, mas não deve competir com veículos de ‘alta performance’ da companhia, como o sedan M3 e o cupê M4, aponta o site Car Advice.

Flasch explicou que as tecnologias de baterias para veículos elétricos atuais ainda não são capazes de atender aos padrões de carros de alta performance da companhia. Os desafios, disse ele, vão além da aceleração e do desempenho do motor.

“A maior pergunta a responder é como lidar com o peso de um carro elétrico e ainda oferecer a dinâmica ou o estilo específico [dos modelos] M”, pontuou.

Reprodução

Sedan elétrico BMW i4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em quatro segundos. Imagem: Divulgação

BMW i4

O CEO da BMW M não revelou mais detalhes sobre o carro. No entanto, uma vez que ele será baseado no i4, as especificações deste modelo já oferecem pistas do que podemos esperar do lançamento.

A montadora alemã apresentou o conceito do i4 logo após o cancelamento do Salão do Automóvel de Genebra, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O sedan elétrico foi prometido inicialmente para 2021, mas como observa o Engadget, pode estrear somente no ano seguinte.

Com motor de 390 kW, o veículo pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas quatro segundos e atingir uma velocidade máxima de quase 200 km/h. O carro elétrico é equipado com um sistema de baterias de 80 kWh.

A BMW chegou a anunciar que o i4 poderia rodar por até 600 quilômetros com uma única carga completa, conforme os padrões europeus WLTP. As estimativas da Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA), no entanto, indicam uma autonomia de 435 quilômetros. Ainda assim, o veículo está em uma faixa competitiva no mercado.

Para efeitos de comparação, o Porsche Taycan Turbo oferece alcance de 323 quilômetros, enquanto o Tesla Model S supera o i4, com 560 quilômetros.

Via: Engadget/Car Advice