Ontem a Apple anunciou, pela primeira vez em sua história, uma queda no número de iPhones vendidos. E a reação do mercao a esse anúncio foi rápida e brutal; em pouco mais de um dia, a empresa perdeu cerca de US$ 40 bilhões em market cap (capitalização de mercado).
O market cap é o resultado da multiplicação do valor unitário de uma ação da empresa pelo número de ações que ela já vendeu. De acordo com o Business Insider, antes do encerramento das negociações da bolsa de ontem, a Apple tinha um market cap de US$ 578 bilhões. De fato, a marca Apple lidera a lista das marcas mais valiosas do mundo.
No entanto, no dia seguinte de negociações, as ações da empresa chegaram a cair mais de 7%%. Isso representa, portanto uma queda de mais de 7% no market cap da empresa. Considerando-se o valor do market cap anterior à divulgação de seus resultados do primeiro semestre de 2016, a Apple chegou a perder mais de US$ 42 bilhões em market cap em menos de um dia. O gráfico abaixo mostra o valor das ações da empresa nos últimos 5 dias:
Efeito dominó
Além disso, a divulgação da primeira queda nas vendas do iPhone da história também impactou negativamente alguns dos parceiros da empresa. A Cirrus Logic, por exemplo, uma das fornecedoras de componentes da Apple, registrou queda de mais de 8%.
Ainda de acordo com o site, a queda registrada pelos papéis da empresa de Tim Cook foi tão grande que acabou arrrastando alguns dos índices financeiros dos mercados dos EUA junto. A Dow Jones, por exemplo, teria fechado o dia com um saldo positivo se não fosse a desvalorização da Apple.
Com a queda no market cap da Apple, a empresa pode perder posto de mais valiosa do mundo para a Alphabet, empresa-mãe do Google. A Alphabet já ultrapassou a Apple se for levado em consideração a medida de Enterprise Value (valor da empresa) em vez do Market Cap.