Durante meses os moradores de Aberhosan, uma vila de 400 habitantes no País de Gales, sofreram com suas conexões de banda larga. Todos os dias, pontualmente às 7h, a rede ficava lenta ou caía.
Diagnósticos mostravam que tudo estava normal. Nem a troca de grande parte dos cabos que atendem a vila resolveu o problema. Michael Jones, um engenheiro local, decidiu pedir ajuda à OpenReach, que é responsável pela infraestrutura de conexão de lares e empresas à rede nacional de banda larga e telefonia do Reino Unido.
Com um analisador de espectro, os profissionais descobriram que o problema era causado por um fenômeno conhecido como shine. Ele faz que interferência elétrica emitida por um aparelho afete o funcionamento de redes de banda larga.
E o ruído vinha de uma casa na vila. Todas as manhãs, às 7h, um morador ligava uma velha TV e a interferência produzida por ela derrubava a banda larga de toda a vila.
O morador ficou surpreso que sua velha TV fosse a causa dos problemas de banda larga de toda a vila, mas concordou em desligá-la e não usá-la novamente. Depois disso, a rede nunca mais apresentou falhas.