O YouTube anunciou nesta quarta-feira (2) novidades para o recurso Estreias dos vídeos. Ele é utilizado para reunir espectadores em um espaço antecipado com as prévias das publicações. A partir de hoje, novidades como trailers, redirecionamento ao vivo e cronômetros de contagem regressiva personalizados poderão ser utilizados pelos criadores.

Segundo o YouTube, o recurso é usado por criadores de conteúdo, artistas e editores ao redor do mundo. Empresas de tecnologia que transmitem eventos na plataforma também, por exemplo. A ideia, no caso, é reunir e interagir com espectadores antes de um vídeo ser, de fato, exibido.

publicidade

A plataforma diz que, no período de 1º de março até agora, as Estreias diárias tiveram um crescimento de 85% entre mais de oito milhões de canais. Desse total, mais de 80% nunca haviam usado o recurso antes, diz o comunicado. As Estreias foram lançadas publicamente em 2018.

“Esquenta” das estreias

O redirecionamento ao vivo funciona como uma transmissão antes de um vídeo estrear, de fato. É como se fosse um “pré-show”, indica a empresa, ou um espaço para discussões, criar expectativa e alimentar a empolgação do público. Assim, quando essa rápida transmissão é encerrada, o vídeo em si é exibido. O YouTube cita que vem testando o recurso nos últimos meses com festivais, eventos e artistas.

publicidade
Nova função permitirá aos criadores do YouTube exibirem trailers antes das Estreias. Imagem: YouTube/Divulgação

Os criadores também poderão exibir trailers com duração de 15 segundos a 3 minutos. Os trailers, assim como o redirecionamento, são exibidos regularmente antes das estreias, embora se tratem de vídeos gravados.

Por fim, o último recurso anunciado pelo Google hoje permite exibir contagens regressivas personalizadas antes das estreias. Elas terão temas específicos que, segundo a plataforma, deverão se “encaixar” mais facilmente com os temas dos canais.

publicidade

Os temas personalizados para contagem regressiva chegarão para todos usuários dentro de alguns meses. Já os outros dois recursos começam a ser liberados hoje para os canais qualificados – é preciso ter, pelo menos, 1.000 assinantes, por exemplo.