Na madrugada do último domingo (29 de novembro), câmeras de segurança flagraram a queda de um meteoro no Japão. O corpo celeste produziu um forte clarão, descrito por Takeshi Inoue, diretor do Planetário Municipal de Akashi como “tão brilhante quanto a lua cheia”. Esse fenômeno ocorreu enquanto o meteoro cruzava a atmosfera da Terra.


O acontecido rapidamente repercutiu nas redes sociais, principalmente entre os moradores do oeste do país. De acordo com a NHK, televisão pública local, as câmeras das prefeituras de Mie, Aichi e outras cidades também registraram o momento.

publicidade


O objeto foi visto brevemente nos céus do país às 1h35 (horário local), antes de emitir um forte brilho, visível também no oeste e centro do Japão.
Segundo especialistas, pequenos fragmentos do meteoro podem ter atingido o solo, mas nada foi localizado até o momento.


Por meio do Twitter, moradores impressionados publicaram diversos vídeos do momento da queda. De acordo com um deles, que publicou um clipe gravado de dentro de seu carro, o momento foi assustador.

publicidade


Observando as imagens, a intensidade da luz de fato impressiona. Mesmo assim, vale lembrar que a maioria dos meteoros que caem no planeta se desintegram completamente antes de atingir o solo. Por isso, não há motivos para preocupação.


Aqui no Brasil coisas do tipo também acontecem. Em 26 de outubro, um meteoro passou pelo céu da Bahia e assustou diversos moradores do interior do estado. O clarão foi visto nas cidades de Ipirá, Itaberaba e Ituberá. Assim como no caso do Japão, o evento também foi registrado em vídeo.

publicidade