A SpaceX confirmou na terça-feira (24) que o protótipo da Starship, o SN8, passou pelo quarto teste de fogo. A intenção, segundo Elon Musk, é que o veículo espacial já passe por outra prova na próxima semana: um voo de 15 quilômetros. O anúncio foi realizado pelo fundador via Twitter e reforça o objetivo da companhia em realizar voos orbitais em breve.
Good Starship SN8 static fire! Aiming for first 15km / ~50k ft altitude flight next week. Goals are to test 3 engine ascent, body flaps, transition from main to header tanks & landing flip.
— Elon Musk (@elonmusk) November 24, 2020
O teste, realizado na sede da empresa, no Texas, foi promovido com fogo estático, ou seja, a SN8 disparou seus motores enquanto permanecia estacionada na plataforma de lançamento. Segundo o site TechCrunch, esta etapa do processo é fundamental para avaliar se os motores conseguem suportar grandes pressões antes de sair do solo.
Voo de alta altitude
A data especulada para o lançamento de 15 quilômetros é 30 de novembro. A altitude a ser alcançada é a maior entre protótipos de espaçonaves já lançadas, considerando ainda os voos de protótipos anteriores, a SN5 e SN6, que não passaram dos 150 metros.
Altas altitudes, entretanto, também podem resultar em um eventual fracasso desta parte do processo. Musk ressaltou tal aspecto ao dizer que haja “talvez 1/3 de chance” do lançamento dar certo, mas focando possíveis falhas, a SpaceX já tem os protótipos SN9 e SN10 finalizados.
Starship SN8 Static Fire!
Overview Article for this test:https://t.co/E3v5cOyEAt
Mary (@BocaChicaGal) livestreaming with the NSF Crew.
âž¡ï¸Âhttps://t.co/UzsoAgGWLF pic.twitter.com/2E2eeWtvkq
— Chris B – NSF (@NASASpaceflight) November 24, 2020
Cabe destacar que a versão final da Starship terá 50 metros de altura e acoplará um foguete gigante chamado Falcon Super Heavy. Os dois equipamentos reutilizáveis, bem como outros da SpaceX, deverão auxiliar a empresa em objetivos ambiciosos: o transporte de astronautas e materiais até a Lua, o turismo orbital e o lançamento de satélites, substituindo os atuais foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy.
Além disso, já é conhecida a ideia de Musk de colonizar Marte. O objetivo é construir uma cidade com um milhão de habitantes no planeta vermelho até 2050. Para alcançar a façanha, a empresa do bilionário precisa construir 100 Starships por ano, o que resultaria em mil naves ao longo de uma década. Todo o processo teria como alvo promover três lançamentos diários, cada um deles transportando mais de 100 toneladas. Isso considerando cada vez o planeta Terra e Marte ficarem mais próximos, evento que ocorre uma vez a cada 26 meses.
Via: Space