O aplicativo Google Fotos recebeu uma atualização e agora possibilita que o usuário ajude a inteligência artificial a aprender e tornar o aplicativo mais útil. A novidade é uma maneira de auxiliar o Google a melhorar os algoritmos de reconhecimento de objetos.

A prática é comum já que sistemas “machine learning” não conseguem aprender sozinhos, e a grande maioria dessas aplicações precisam ser ensinadas usando dados etiquetados por humanos. Ao tocar na aba “Pesquisar” e rolar a página para baixo, é possível encontrar a opção “Ajudar a melhorar o Google Fotos”.

publicidade

Depois de selecionar a nova opção, o aplicativo solicita que você inicie o processo apresentando diversas fotos de sua galeria e solicitando que você informe o que é importante em cada uma delas. Depois, um menu disponibiliza quatro opções: indicar qual o elemento mais importante da foto; descrever suas preferências de impressão; descrever suas preferências de colagens e animações; e identificar qual data comemorativa a foto se relaciona (Natal ou Halloween, por exemplo).

Captura/Olhar Digital

publicidade

Aplicativo disponibiliza quatro opções de ajuda para melhorar o Google Fotos. Captura/Olhar Digital

De acordo com a página de ajuda do Google, “os impactos das contribuições podem levar algum tempo para serem notados, mas as entradas ajudarão a melhorar os recursos atuais e no desenvolvimento de novos; por exemplo, melhorar as sugestões de qual foto imprimir ou criações melhores que o usuário gostará”.

publicidade

A empresa também afirma que é possível deletar as respostas a qualquer momento, clicando nos três pontos no canto superior direito na página de opções e selecionando “Apagar minhas respostas”.

O processo é movido pelo ‘Crowdsource by Google‘, uma plataforma lançada pela companhia em 2016 que recompensa usuários ao completarem tarefas como verificar monumentos, verificar traduções do Google Tradutor, transcrição de imagens e etc. O objetivo, assim como no Google Fotos, é fornecer dados para ajudar os algoritmos da empresa, melhorando os serviços do Google e a experiência do usuário.

publicidade

Não há previsão da chegada do recurso para dispositivos iOS.

Fonte: TheVerge