Na sexta-feira, 27 de novembro, é Black Friday. Se você é do ramo do comércio eletrônico, provavelmente já está vivendo uma dualidade de emoções. Por um lado, a ansiedade de vender e ganhar mercado. Por outro, estar preparado para atender a seus clientes em grande volume e qualidade – o que pode ser motivo de pesadelo, especialmente em um ano como este de pandemia, em que os consumidores passaram a prestar muito mais atenção na experiência com as marcas.

Para as PMEs, foi um ano especialmente desafiador. Aquelas que mantiveram suas operações passaram a dar importância para investimentos na digitalização e uso da tecnologia para (re)conhecer a fundo os clientes e estabelecer uma relação de confiança com eles. Afinal, o consumidor brasileiro está entre os mais fiéis do mundo: 9 em cada 10 deles afirmam que se tornam fiéis a uma marca que oferece boas experiências, como mostrou o Zendesk CX Trends 2020.

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Dados da Zendesk mostram que o volume de tickets de atendimento destes comerciantes em agosto já estava 80% maior em relação ao ano passado, bem acima da média do mercado brasileiro em geral no mesmo período, que apresentou aumento de 54%. Já preparados com o volume bem maior que abarcou o mercado neste ano, a Black Friday será para alguns uma oportunidade de colocar todo esse aprendizado tecnológico e de CX à prova e ainda competir lado a lado com os grandes varejistas.

Vale a pena participar? Os dados podem te dizer

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Antes de qualquer decisão em embarcar na Black Friday, dê um passo atrás e avalie se a operação como um todo está preparada. Da mesma forma que uma boa experiência fideliza, o mesmo estudo mostra que 8 a cada 10 consumidores brasileiros podem mudar de marca diante de uma única experiência ruim.

A melhor forma de ter uma visão holística sobre a sua estrutura é olhar através dos dados. Hoje, isto se tornou um padrão importante para qualquer indústria, especialmente para os negócios digitais. No entanto, é preciso adotar ferramentas analíticas para trabalhar com esses dados e identificar comportamentos como, por exemplo, a jornada dos clientes com determinados produtos ou eventos.

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Há empresas que atuam com produtos ou serviços tão específicos que não vale a pena reduzir o preço deles para entrar na euforia do data. Tenha cuidado para que os descontos oferecidos não atrapalhem a margem de lucro da sua empresa. Ter em mãos os dados certos pode ser uma estratégia formidável para tomar este tipo de decisão.

Converse em tempo real com seus clientes

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Há enorme oportunidade em conversar com clientes nos mesmos canais que eles usam para falar com amigos e familiares. Afinal, é lá que eles passam uma boa parte do tempo. Por isso, as PMEs devem disponibilizar canais de comunicação instantânea para os seus clientes, como WhatsApp, Instagram DM, Messenger, chat e voz, que sejam fáceis de acessar para tirar dúvidas rapidamente. Soma-se a isso o imediatismo desta data de descontos, onde os preços oscilam em um curto período de tempo e os consumidores querem respostas rápidas.

Com a pandemia deste ano, os e-commerces brasileiros correram atrás deste tipo de canal. Somente de WhatsApp, até agosto já havia um aumento de 147% na adoção do canal em relação a 2019. Já o uso de mídias sociais no atendimento chegou a ficar 130% maior em julho para o varejo eletrônico. Apesar de já ser uma tendência, o isolamento social acelerou essa adoção e os clientes gostaram. A prova disso é que estes canais apresentam o nível médio de satisfação mais alto se comparado a qualquer outro, chegando a 98%.

Para eles, é importante saber que podem conversar com a marca e não apenas depender de um canal unidirecional para reclamações ou elogios. Por isso, trabalhe na frente tecnológica para oferecer nestes canais recursos como autoatendimento (ex: centrais inteligentes de ajuda e FAQs), Inteligência Artificial e automações para solucionar questões mais simples. No entanto, saiba que para casos mais complexos, os clientes ainda querem conversar com um atendente humano, que seja empático e conheça a jornada dele.

É importante também ter em mente que, ao mesmo tempo em que está aproveitando um novo canal com o seu cliente, há um limite para não invadir o espaço dele. É preciso ser extremamente relevante, com informações personalizadas e saber limitar o uso desses canais de forma que o controle da conversa continue sendo do cliente.

Tenha uma equipe de atendimento preparada com a tecnologia certa
Quando estamos falando de Black Friday, um dos movimentos mais comuns que vemos de grandes varejistas é a contratação temporária de agentes de atendimento para falar com clientes. No entanto, especialmente para as PMEs, a equipe toda se envolve no atendimento junto com a liderança e não conta com grandes contratações temporárias. E o segredo do bom atendimento não está em ter uma equipe maior se o tempo que levam para resolver os problemas dos consumidores continuar alto; ou se eles estiverem concentrados em canais e áreas onde seus consumidores não estão buscando contato.

Na pesquisa CX Champions: How CX Leaders who raise their game are driving business success, lançada em outubro deste ano pela Zendesk e Enterprise Strategy Group (ESG), foi descoberto que metade das PMEs que são líderes em CX projetam um aumento significativo nos gastos com ferramentas e recursos para o time de suporte no período de 12 meses, além de oferecer mais treinamentos ao time.

Portanto, é importante direcionar equipes dedicadas aos canais certos e fornecer a elas ferramentas que possam ajudá-las a encontrar e compartilhar rapidamente entre as áreas informações de histórico do cliente, além de uma plataforma de CRM integrada para que diferentes departamentos possam se envolver na conversa com o cliente e ajudar a solucionar o problema dele. Se as equipes forem menores, é especialmente importante que tenham a possibilidade de conversar com o mesmo cliente entre canais, sem que se perca o histórico da conversa ou que o atendente precise abrir diversas abas e janelas para fazer consultas. Ter um único lugar para acessar tudo torna a operação muito mais ágil e produtiva.

E se o seu time está em operação remota, não se preocupe. As ferramentas de suporte facilitam o trabalho integrado da equipe. As PMEs líderes em CX tiveram 7,8 vezes mais sucesso na transição para o trabalho remoto do que empresas iniciantes em CX.

Jornada do cliente deve estar no centro das estratégias

Esta data também é uma oportunidade para as PMEs alavancarem a cultura de atendimento e experiência do cliente na empresa. Ao colocar seus funcionários, mesmo os que não atuam em áreas do comercial e suporte, para falar com os consumidores, ela estimula a empatia da equipe como um todo na resolução dos problemas dos clientes. De acordo com a mesma pesquisa da Zendesk e ESG, 42% das pequenas e médias líderes em CX enxergam a experiência do cliente como parte crítica do negócio, e por isso os C-levels se envolvem diariamente nas métricas de suporte.

Colocar o cliente no centro da estratégia de negócio se tornou um importante fator de crescimento para as empresas e essa postura deve ficar clara na experiência de compra online dele. Fatores como design do site, facilidade para encontrar os produtos e concluir as compras, suporte ao cliente, prazo e taxa de entrega devem ser bem planejados para encantar o consumidor. Lembre-se que essa pode ser a primeira vez que ele fecha uma compra virtual com a sua marca, então toda essa jornada de compra é, além do seu cartão de visitas, uma experiência que ele poderá repetir e, ainda, indicar para outras pessoas.

O mundo mudou e investir na experiência digital do cliente nunca foi tão necessário para a sobrevivência das empresas. O crescimento do e-commerce deverá continuar no pós-pandemia e cada data comemorativa é uma oportunidade para posicionar a marca de forma que os consumidores se sintam bem em comprar dela. Estar atento a essas mudanças e implementá-las na sua empresa é a melhor forma de reter e conquistar novos clientes e, assim, continuar gerando negócios.