Lua e Vênus estarão juntos no céu nesta noite; saiba como observar

Além dos dois astros, você também poderá observar duas chuvas de meteoros que já estão acontecendo
Rafael Rigues12/11/2020 13h16, atualizada em 12/11/2020 13h18

20200319112602

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O destaques nos céus desta quinta-feira (12) são a Lua e Vênus. Os astros estarão bem próximos, graças a uma conjunção que aconteceu nesta madrugada.

Infelizmente, quem quiser observar a dupla nos céus vai precisar acordar cedo, já que a Lua só vai surgir no horizonte, ao leste, por volta das 4h15 da sexta-feira (13). Vênus será uma estrela brilhante quase que diretamente acima da Lua.

À direita de Vênus estará outra estrela brilhante, Spica. E quem esperar até as 4h45 poderá ver também mercúrio, abaixo e à direita da Lua. Vale lembrar que estamos quase em Lua Nova, então nosso satélite será quase que uma “lasquinha” no céu. O arranjo será mais ou menos como o mostrado abaixo.

Reprodução

Lua, Vênus, Spica e Mercúrio no céu na madrugada de 13 de novembro. Simulação via Stellarium Web

Um bônus: meteoros!

Lembramos também que estamos na época das chuvas de meteoros Taurídeos, que tiveram seu pico na madrugada desta quinta-feira e continuam visíveis aé 10 de dezembro, porém com intensidade menor a cada dia, e Leonídeos, que terão seu pico no dia 17 e continuarão visíveis até o dia 30 deste mês.

São chuvas de meteoros com pouca intensidade, com 3 a 10 meteoros visíveis por hora em condições ideais: céu claro, Lua Nova e em um local longe da poluição luminosa das grandes cidades.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Reprodução

O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital