A Tesla confirmou nesta semana que está lutando contra uma multa de US$ 14 milhões aplicada pelo governo alemão. A causa dessa punição é sua política de fim de vida útil das baterias de seus carros.

A Alemanha é um país que protege muito sua indústria automotiva, uma das mais fortes do mundo. Devido a isso, a empresa de Elon Musk não pode dizer que sua recepção em terras alemãs foi das mais calorosas. Ocasionalmente o país tentava manter a Tesla fora de seus incentivos para a indústria de veículos elétricos e perseguia a montadora por causa da publicidade do pacote Autopilot e Full Self-Driving.

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Mesmo assim, a Tesla insistiu muito e, em um esforço para fazer valer sua presença na Alemanha, anunciou um investimento maciço no país, com a construção da gigafábrica de Berlim. Esse movimento fez muitas pessoas acreditarem que a paz entre as partes estava selada definitivamente. Autoridades alemãs até que a empresa de Musk receberá total apoio do governo alemão como parte do projeto.

Entretanto, um novo conflito surgiu: as baterias. A maneira como a Tesla lida com o fim da vida útil de seus produtos com bateria causa desconforto nas autoridades alemãs, e foi aí que surgiu a dívida. Em seu último relatório trimestral, a empresa divulgou sua luta contra uma multa de US$ 14 milhões aplicada pelo Umweltbundesamt, ou “UBA” – o Serviço Federal do Ambiente.

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Fim da vida útil das baterias gera desgaste entre Tesla e governo alemão. Imagem: Tesla/Divulgação

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Em nota, a Tesla diz que o “UBA” “emitiu à nossa subsidiária na Alemanha um aviso e multa no valor de 12 milhões de euros, alegando não conformidade com as leis aplicáveis relativas a notificações de participação no mercado e obrigações de retoma com relação ao fim de produtos de bateria de longa duração necessários. Isso está relacionado principalmente a requisitos administrativos, mas a Tesla continuou a aceitar de volta as baterias e, embora não possamos prever o resultado desta questão, incluindo o valor final de quaisquer penalidades, apresentamos nossa objeção e não se espera que haja um impacto adverso relevante em nossos negócios”.

A Tesla acredita que o problema é apenas administrativo, e luta contra a decisão. A maioria das baterias da empresa que estão circulando pelas estradas ainda estão cobertas pela garantia e, quando substitui uma delas, geralmente essa bateria é “refabricada” para ser usada em substituições futuras.

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Alguns fabricantes de carros elétricos preferem usar suas baterias antigas como dispositivos estacionários de armazenamento de energia para que os equipamentos ganhem uma segunda vida. A Tesla, por sua vez, prefere reciclá-las. Esse ponto gera divergência entre empresa e governo, então podemos esperar mais algum tempo até que tudo se resolva.

Via: Electrek