Uma mudança nas leis da China pode afetar a compra da operação americana do TikTok. O governo chinês anunciou novas regras de exportação de tecnologia referentes àquelas que se destinam a uso civil. Essa mudança pode fazer que a empresa tenha de pedir autorização do governo chinês para vender o TikTok a uma companhia americana.

A ByteDance anunciou ontem que vai cumprir as novas normas. Por enquanto, a controladora do TikTok pediu que os engenheiros preparem o aplicativo com as contingências necessárias para o caso de ele realmente precisar encerrar suas operações nos Estados Unidos.

publicidade

As medidas devem ser tomadas mesmo enquanto a empresa negocia sua venda. Paralelamente, a empresa chinesa faz planos para compensar funcionários e fornecedores do TikTok nos país em caso de encerramento da operação.

O TikTok já congelou as contratações nos Estados Unidos para a maioria das vagas abertas. Como há incerteza em relação a seu banimento, a plataforma contratou apenas 5% do pessoal que havia planejado.