Os veículos elétricos são cada vez mais comuns, tanto na terra quanto nos céus. Enquanto os carros já são realidade, os aviões movidos a energia elétrica ainda estão evoluindo. Agora, a Pipistrel quer mostrar o avanço da tecnologia com a aeronave Pipistrel Velis Electro em uma viagem de 700 quilômetros.

A equipe partiu ontem de Zurique, na Suíça, e vai pousar amanhã na ilha de Norderney, no Mar do Norte. Como o avião só pode cobrir cerca de 100 quilômetros por vôo, a equipe precisará fazer seis paradas ao longo do caminho.

publicidade

O Pipistrel Velis Electro tem motor elétrico de 60 kW refrigerado por líquidos. O avião tem duas baterias paralelas redundantes, que fornecem 24,8 kWh de energia. Além disso, a aeronave alcança velocidade máxima de 171 quilômetros por hora e altitude máxima de 3.660 metros.

O modelo é uma aeronave de treinamento totalmente elétrica certificada e projetada para substituir as que têm motor de combustão tradicional. O intuito é reduzir os custos operacionais e simplificar o processo de treinamento de voo.