Uma batalha bizarra está atrapalhando as operações de um aeroporto chinês: a “guerra” entre criadores de porcos e gangues criminosas. 

Publicidade

Em outubro, os sistemas de navegação começaram a falhar nos vôos dentro e fora do aeroporto de Harbin enquanto sobrevoavam o condado de Zhaozhou. 

As autoridades locais identificaram a causa do problema em um poderoso dispositivo anti-drone não autorizado de uma fazenda. O equipamento é usado pela propriedade na tentativa de impedir que criminosos usassem drones para soltar itens infectados com gripe suína em seus porcos.

Publicidade

Este ano, um surto de gripe suína matou metade da população suína da China, fazendo com que o preço da carne de porco disparasse em todo o país. Para explorar a situação, criminosos estavam usando drones para soltar itens infectados com a gripe em porcos saudáveis. As gangues então compram os porcos infectados dos agricultores mais baratos e vendem sua carne de porco como saudável.

publicidade

A fazenda de porcos que possui o dispositivo anti-drone disse que não pretendia que suas medidas defensivas violassem as regras da aviação.

De qualquer forma, oficiais do governo apreenderam o dispositivo quando o identificaram como a fonte da interferência nos voos. Agora, os criadores de suínos terão que pensar em uma nova maneira de se proteger dos ataques criminosos.

Publicidade