Uma pesquisa encomendada pela nCipher Security, empresa que comercializa soluções de segurança baseadas em hardware, revelou dados surpreendentes quanto ao nível de conhecimento sobre segurança digital entre os norte-americanos.

Publicidade

A pesquisa ouviu 1.025 pessoas, selecionadas para representar uma “fatia significativa” da população dos EUA, com perguntas sobre segurança, criptografia e hábitos pessoais. De acordo com os resultados, 17,7% dos participantes aprenderam algo sobre criptografia “na TV”, enquanto 18% disseram nunca ter aprendido nada sobre o assunto.

55% acreditam que seus dados na nuvem estão seguros se estiverem criptografados, mas 65% creem que, mesmo assim, hackers podem ter acesso a eles. Mas o dado mais curioso foi quando os pesquisadores perguntaram “em qual empresa você confia mais para criptografar seus dados?”.

Publicidade

42,6% dos entrevistados citaram o Google. A Amazon ficou em segundo lugar com 38,3% e a Apple com 36,7%. Um número surpreendente, considerando os esforços de Tim Cook para alardear as medidas que sua empresa toma para proteger a privacidade dos usuários, e suas duras críticas a empresas como o Google e Facebook, onde segundo o executivo os dados dos clientes são vistos como um produto a ser negociado, explorado e revendido.

publicidade

Por fim, 27% dos entrevistados disseram acreditar que as autoridades deveriam ter o direito de quebrar a criptografia “em todas as circunstâncias”, enquanto 26% afirmaram que isso só deveria ser possível em “casos criminais”.

Isso demonstra uma ignorância sobre a forma como a criptografia funciona. Não existe um algoritmo seguro que “só a polícia” pode quebrar. Um algoritmo pode ser quebrado ou não. E se pode ser quebrado, não é seguro.

Publicidade

Fonte: ZDNet