Não faz muito tempo que o iPhone 11 chegou ao mercado, e as primeiras informações sobre o iPhone 12 já começaram a aparecer. O novo aparelho deve contar com uma diferente técnica de estabilização de imagem, que visa compensar melhor a movimentação da mão do usuário na hora de fotografar e gravar vídeos para evitar tremores.

Publicidade

De acordo com a publicação asiática DigiTimes, que tem tradição em acompanhar as linhas de produção da Apple, a empresa está preparando o novo iPhone para abandonar de vez a estabilização baseada na lente para adotar uma tecnologia no estilo sensor-shift.

A mudança é importante porque, em teoria, permite uma estabilização ainda melhor nas imagens, ao compensar movimentos feitos em qualquer direção.

Publicidade

A tecnologia de estabilização de lente é útil, utilizando sensores de movimento angulares que identificam movimentos verticais e horizontais. Quando eles reconhecem que o celular está se movendo de uma forma que pode afetar o registro da imagem, as lentes se movem na direção oposta para anular o tremor e melhorar o resultado. É o que se chama de estabilização óptica, em contraposição à estabilização eletrônica, que é feita exclusivamente via software.

publicidade

Enquanto isso, a estabilização sensor-shift pensa em dar um passo além. Em vez de operar na lente, ela funciona diretamente sensor, com giroscópios que detectam e compensam movimentos indesejados em qualquer direção, não importando se é na horizontal, vertical ou diagonal.

Publicidade