Google Cloud, Dasa, Illumina e USP trabalham juntas para criar o primeiro projeto de sequenciamento genético do país. Iniciativa intitulada de “DNA do Brasil”, terá como objetivo sequenciar em escala o genoma da população brasileira. Ao gerar um banco de dados completo, o projeto permitirá uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da diversidade genética do brasileiro por gerações.

Publicidade

O estudo contribuirá para pesquisas nas áreas de medicina, antropologia e história das comunidades científicas locais e, futuramente, globais. O objetivo final é sequenciar o genoma de 15 mil brasileiros. Atualmente, a China e os Estados Unidos já possuem mais de 1 milhão de genomas registrados.

O Instituto Broad, centro de pesquisa genômica vinculado à Universidade Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, leva cerca de 10 minutos para realizar o processo de sequenciamento. Entretanto, por se tratar de um projeto novo e de alto custo, o procedimento levará 24 horas para ser concluído no Brasil.

Publicidade