A LG tem investido bastante na inteligência artificial, principalmente com a tecnologia ThinQ, que faz parte de seus principais aparelhos atuais. Por sua vez, um dos seus aparelhos topo de linha desse ano é justamente o LG G8s ThinQ, que como o nome sugere, também usufrui dos benefícios da inteligência artificial.

Publicidade

O Olhar Digital teve a chance de testar o aparelho para saber quais são os seus pontos positivos e negativos. A seguir, confira a análise completa do celular LG G8s ThinQ!

Design, acabamento e tela

O novo aparelho da LG, assim como a maioria dos celulares atuais acaba adotando o vidro como o seu material principal, estando presente tanto em sua parte frontal, como em sua parte traseira. De forma geral o aparelho é bem bonito, mas acaba refletindo bastante a imagem do ambiente e pega marcas de dedos com facilidade, ainda sendo bem escorregadio.

Publicidade

Reprodução

publicidade

Apesar de adotar o vidro como material, o LG G8s não é frágil, uma vez que ele conta com a proteção do Gorilla Glass 6 para a sua parte traseira e o Gorilla Glass 5 para o seu display. Além disso, ele também tem a certificação IP68, que o deixa resistente a água e a poeira.

Já para a tela, a LG implementa aqui o um display G-OLED de 6,21 polegadas com a resolução de 2248 por 1080 pixels. Apesar de apresentar boas imagens e um nível de brilho razoável, o notch do aparelho é um tanto grande, sendo que nele está a câmera do aparelho e um sensor Time of Light. Quem não gosta de notches, felizmente, pode ocultá-lo com uma opção do sistema, mas que faz perder um pouco do espaço da tela.

Publicidade

Reprodução

De volta a parte traseira do aparelho, é nela que está presente o leitor de impressões digitais do celular e suas câmeras principais, que ficam dispostas na horizontal e são rentes ao corpo, uma decisão acertada da LG. Inclusive, mais um ponto positivo do aparelho, é que o mencionado leitor de impressões digitais acaba sendo bem discreto.

Ainda no corpo do aparelho está presente uma porta USB-C para o carregamento e transferência de arquivos,um botão para chamar o Google Assistente e os clássicos volume e power.

Publicidade

Reprodução

Configuração e desempenho

Em relação a parte técnica e o hardware utilizado, a LG colocou no G8s ThinQ um processador Octa-Core Snapdragon 855, GPU Adreno 640, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD. Aqui, nós vemos uma configuração comum para os aparelhos topo de linha de 2019, mas algo que pode preocupar a longo prazo é o número baixo de memória RAM disponível no aparelho.

Apesar desse ponto negativo, na prática, o LG G8s ThinQ apresenta uma performance excelente e abre os aplicativos com bastante velocidade sem demonstrar lentidões. Inclusive, até mesmo quem gosta de utilizar mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo, não terá problemas.

Publicidade

Já para jogos, o LG G8s também dá conta do recado e rodar qualquer título sem lentidão. Para nossos testes, foram utilizados o Call of Duty Modern Warfare Mobile e o Real Racing 3, sempre com as configurações gráficas no máximo.

Reprodução

Infelizmente, mais um ponto negativo para o celular da LG vai para a sua bateria, que é de apenas 3.550 mAh. O número, além de ser baixo para os padrões atuais, na prática, dura pouco. Em nossos testes usando o telefone para tarefas comum do dia a dia e para jogar algo rapidamente, acabamos sempre no limite de nossa carga.

Publicidade

Já graças ao carregamento rápido, ao menos o celular é capaz de fazer uma recarga completa em torno de uma hora e meia, que é o padrão para a maioria dos aparelhos atuais.

Fotos

Seguindo mais uma vez a tendência dos aparelhos topo de linha de 2019, a LG colocou no LG G8s ThinQ três câmeras traseiras, que podem ser definidas da seguinte forma:

  • Uma lente Wide de 12 megapixels e abertura f/1.8;
  • Uma lente telegráfica de 12 megapixels e abertura f/2.6;
  • Uma lente ultrawide de 13 megapixels e abertura f/2.4.

De forma geral, o resultado apresentado pelas lentes do LG G8s ThinQ conta com um bom nível de detalhes e um contraste equilibrado. Apesar disso, as cores obtidas nas fotos as vezes saem um pouco saturadas, mas nada que seja comprometedor. Veja algumas fotos tiradas com o aparelho:

Publicidade

Reprodução

Reprodução

Em relação a modos, mais uma vez, o celular novo da LG não decepciona, apesar de não inovar muito. O seu destaque mesmo fica por conta do modo noturno, que lhe permite fazer um ajuste do nível da iluminação e da função estúdio, que possui diversos filtros e é útil para tirar fotos de pessoas com efeitos diferentes. Abaixo, veja primeiro a foto sem e depois com o modo noturno ativado:

Publicidade

Reprodução

Reprodução

Já para vídeos, o LG G8s ThinQ pode gravar na resolução máxima de 4K com 60 quadros por segundo, o que deixa as capturas com uma boa qualidade. Caso você opte por uma resolução menor que essa, o aparelho libera a estabilização óptica para diminuir as tremidas, que se saiu muito bem em nossos testes.

Publicidade

Se o seu interesse está mais voltado para a câmera frontal, a boa notícia é que ela mantém o padrão de qualidade visto nas lentes principais. Enquanto isso, o seu recurso mais interessante é o “Smart Selfie”, que lhe permite tirar uma selfie e trocar o seu plano de fundo sem ter que fazer nenhuma edição mais complexa.

Reprodução

Sistema

O LG G8s ThinQ vem por padrão com o Android 9 Pie instalado e com alguns aplicativos da própria fabricante. Felizmente, eles não estão em massa aqui e alguns acabam sendo úteis como para a migração de um outro aparelho ou apenas para uma manutenção.

Publicidade

Já no que diz respeito a funções, aqui temos algumas novidades. Por exemplo, o “Knock-on”, que serve para desbloquear o celular mais rápido quando bloqueado continua a marcar presença.

Entretanto, quem rouba a cena é o recurso chamado Air Motion, que lhe permite abrir aplicativos e realizar outras funções com um gesto de sua mão sem ter que tocar no aparelho. De forma geral, a função até funciona bem, mas ela tem o problema de demorar bastante para detectar a sua mão, o que lhe fará voltar a fazer as suas ações do jeito mais tradicional após utilizá-la poucas vezes.

Conclusão

O LG G8s é um dos melhores aparelhos topo de linha de 2019 e acerta praticamente em todos os aspectos. A sua performance, por exemplo é ótima, mas não podemos deixar de notar que os 6 GB de memória RAM são baixos e podem ser um problema para o futuro próximo.

Publicidade

Não apenas os 6 GB de memória RAM preocupam, como a capacidade de sua bateria, que é de apenas 3.550 mAh e está sempre no limite para um dia de uso. Já de volta aos pontos positivos, a sua câmera é excelente e todos os seus modos estão bem implementados.

O LG G8s foi lançado no Brasil no final do mês de julho e tem o preço sugerido de R$ 4.300,00.

Publicidade