“Shenmue 3”, recém-lançada sequência de uma das séries mais queridas do Dreamcast, teve um desenvolvimento peculiar, no qual se apoiou parcialmente em contribuições financeiras de fãs, que ganharam recompensas de acordo com sua colaboração. Isso resultou em uma situação curiosa para brasileiros: uma mensagem de “Palmeiras não tem mundial” acabou se infiltrando na versão final do game.

Publicidade

“O tempo passou, muitas PALMEIRAS cresceram desde Shenmue 2. Muitos falaram NÃO. TEM muito mais gente que disse sim. Isso é um feito MUNDIAL”, diz a mensagem assinada por Bruno V M Patrzek.

Não é muito difícil entender o que aconteceu para a mensagem estar presente no jogo. Uma das recompensas para os apoiadores seria poder incluir uma mensagem de até 140 caracteres em um livro de visitas no Choubu Inn, um dos ambientes do jogo. Isso não é barato, no entanto. Para incluir essa mensagem, era necessário apoiar o jogo com um valor de US$ 600.

publicidade
Publicidade

Se você não é ligado em futebol, cabe uma explicação. A expressão é usada como provocação aos palmeirenses e utilizada por torcedores de múltiplos times que já tenham vencido o finado Torneio Intercontinental e o Mundial de Clubes da Fifa.

Outra mensagem ligada a futebol também acabou dando as caras em “Shenmue 3”. Desta vez, em vez de provocar palmeirenses, a mensagem apenas enaltece o Corinthians. “Depois de mais de uma década de insistência, aqui estamos! Obrigado aos fãs de todo o mundo, especialmente aos brasileiros! Vai, Corinthians!”, diz a mensagem assinada por Lucas Fornazieri. 

Publicidade