Todos os dias, robôs se mostram capazes de fazer mais e mais tarefas com um impressionante nível de destreza. O mais recente exemplo disto é Cassie Cal, um robô da Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB) que se parece com as pernas de uma avestruz. Uma vídeo recente mostra Cassie em uma impressionante demonstração de equilíbrio, cabeceando uma bola.

Publicidade

Para isso é usado um sistema externo de captura de movimentos que rastreia a localização da bola. Mas fora isto, toda a rotina é autocontida e autônoma. O robô ajusta sozinho seu corpo, se inclinando para a esquerda, direita, para a frente ou para trás para manter o equiíbrio sem deixar a bola cair.

Publicidade

Na verdade este é o objetivo do projeto: demonstrar como um robô pode completar a tarefa enquanto mantém o equilíbrio e evita uma queda. Ou seja, uma forma sofisticada de multitarefa. Por mais avançados que sejam os robôs de hoje, há vários exemplos deles se acidentando quando tentam fazer duas coisas ao mesmo tempo.

publicidade

De acordo com um relato da publicação IEEE Spectrum, os pequisadores esperam em breve fazer Cassie quicar múltiplas bolas, além de realizar movimentos mais complexos.

Fonte: Digital Trends

Publicidade