Sucessor do SMS: Google começa a implementar o RCS nos Estados Unidos

Protocolo para a troca de mensagens que traz recursos vistos no WhatsApp e Telegram começa a ser disponibilizado nos Estados Unidos para celulares com o Android
Alvaro Scola15/11/2019 15h56, atualizada em 15/11/2019 16h00

20191023105512

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem utiliza os smartphones com Android para enviar mensagens receberão em breve uma nova série de recursos, que são parecidos com o do iMessages, o sistema de mensagens do iPhone. O novo recurso, chamado de RCS (Rich Communication Service) é um protocolo, que deve funcionar como um sucessor do SMS e começará ser disponibilizado nos Estados Unidos até o final do ano para quem possui um celular com o Android.

As funções que o RCS possibilita são parecidas com o que vemos em aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou Telegram. Assim, abaixo você confere alguns de seus principais recursos:

  • Conversa utilizando uma conexão Wi-Fi;
  • Mandar e receber fotos e vídeos em alta resolução;
  • Indicadores de mensagens lidas;
  • Indicadores de quem está digitando;
  • Conversas em grupos.

Apesar de os recursos mencionados acima serem um grande atrativo, é necessário lembrar que o RCS não conta com uma criptografia de ponta a ponta. Ou seja, ele carece de uma segurança extra que é vista em outros aplicativos de mensagens populares.

Em uma entrevista concedida ao CNET, Sanaz Ahari, diretor de produtos do Google, disse que o Android em sua forma atual estava sem os recursos de mensagens mais modernos, que seus usuários esperam. Assim, é esperado que o RCS consiga atender essa necessidade dos usuários.

Para poder fazer uso dos recursos e funções do protocolo RCS, é necessário que todas as partes utilizem um aplicativo de mensagens que tenha o suporte ao protocolo. Assim, essa atualização que o Google está disponibilizando é para o seu aplicativo Google Mensagens. Inclusive, quem utiliza um aparelho que venha com um app de mensagens próprio, póderá fazer o download do aplicativo mencionado para poder usufruir dos recursos do RCS.

No Brasil, algumas operadoras como a Vivo, a Claro e a Oi, já contam com o suporte para o protocolo RCS.

Via: CNET

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital