O rover Mars 2020 foi levado pela Nasa para realizar alguns testes em uma câmera de vácuo. A ideia é recriar o ambiente do planeta vermelho para verificar como ele se comporta quando se encontra em condições climáticas parecidas com as de Marte.

Publicidade

Um vídeo em time lapse do teste foi divulgado e mostra os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, movendo o veículo espacial para a câmera em 9 de outubro. A agência espacial realizou uma grande operação para transferi-lo do Spacecraft Simulator Building para a câmara de testes.

“Sempre que você move um veículo espacial, é um grande negócio”, disse Chris Chatellier, engenheiro do Mars 2020. “Há um técnico em cada esquina, e outros engenheiros e analistas de segurança estão monitorando e ajudando a cada passo dado. Cada movimento é coreografado, instruído e ensaiado”, completa.

Publicidade

publicidade

Depois que o rover foi testado na câmera de vácuo, ele foi levado de volta para a Unidade de Montagem de Naves Espaciais da JPL e os engenheiros do projeto começaram seus testes para verificar as emissões de rádio da espaçonave.

O rover está programado para ser lançado a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em julho de 2020. A sonda vai aterrissar na Cratera Jezero de Marte em fevereiro de 2021, onde procurará sinais de ambientes habitáveis e evidências de vida microbiana.

Publicidade

Via: Space