A Força Aérea dos EUA firmou uma parceria com a empresa aeroespacial Northrop Grumman para desenvolver um sistema que permitará transmitir energia solar, capturada em painéis em órbita, para estações na Terra.

Publicidade

O Projeto de Pesquisa e Demonstração Incremental de Energia Solar, terá uma verba inicial de US$ 100 milhões. A ideia é usar uma constelação de painéis solares, com área total de mais de 900m², para captar a luz solar e convertê-la em radiação eletromagnética, como raios de micro-ondas, que seriam transmitidos para estações no solo.

O projeto é considerado estratégico para o Departamento de Defesa norte-americano, pois poderá simplificar um dos principais desafios em zonas de guerra, que é o transporte de combustível para locais remotos. Atualmente ele é feito em comboios com escolta, o que gera altos custos operacionais ao governo americano.

Publicidade

Recentemente a Marinha americana demonstrou outro meio de transmissão de energia sem fios, baseado em lasers, que conseguiu transmitir cerca de 400W a uma distância de mais de 300m.