O Reino Unido planeja enviar o seu primeiro rover para a lua, em 2021. O robô desenvolvido pela startup SpaceBit foi apresentado ao público na quinta-feira (10), no festival de ciência e tecnologia New Scientist Live. Ele conta com uma peculiaridade que o diferencia dos demais veículos lunares: possui quatro pernas robóticas em vez de rodas e é o menor da história. 

O rover vai pegar carona na missão espacial da empresa de robótica norte-americana Astrobotic, programada para 2021. O robô possui 1 quilo, formato cubico e quatro pernas. A inovação no design pode permitir a exploração de áreas tidas como inacessíveis até então. Ele vai ser usado para coletar vídeos e imagens dos lugares ainda inexplorados, além de outros dados durante os 10 dias de missão. 

Tanto a SpaceBit quanto a Astrobotic esperam que o modelo mostre os benefícios dos rovers com pernas. “As pernas poderiam ser melhores para terrenos íngremes, rochosos e basicamente qualquer lugar onde as rodas comecem a se debater”, afirmou John Thornton, CEO da Astrobotic. 

 

publicidade

Via: Futurism