As competições de levantamento de peso paralímpico vão ganhar um auxiliar robótico. O traje Power Assist, da Panasonic, será usado por auxiliares e carregadores responsáveis por levar pesos de um local para outro durante as competições na Paralimpíada de Tóquio, em 2020.

O levantamento de peso paralímpico é uma competição de supino para atletas com deficiência nos membros inferiores. As classes de peso variam de 49Kg a 107Kg (ou mais) para homens e de 41Kg a 86Kg (ou mais) para mulheres. Em grandes torneios, um carregador pode mover mais de 100 peças com pesos entre 10Kg e 50Kg.

Com 4,5Kg de peso, a veste da Panasonic tem sensores internos que detectam movimentos motores para fornecer energia mecanizada aos usuários que vão executar as tarefas. Assim, eles podem fazê-las com mais facilidade e segurança.

O dispositivo é capaz de reduzir o estresse na cintura e nas costas do usuário quando ele precisa levantar ou abaixar objetos do chão à altura da cintura. Originalmente, o sistema foi projetado para dar suporte a funcionários que manuseiam cargas pesadas em aeroportos, fábricas, atividades logísticas, obras ou unidades agrícolas.

publicidade

Quando uma anilha pesada é levantada, os sensores de posicionamento do corpo detectam os movimentos do tronco e acionam os mecanismos internos. Eles são, então, sincronizados com os movimentos do indivíduo para reduzir o estresse na cintura e, assim, compensar o potencial médio de ação motora de seus músculos.