Em junho deste ano, a ASUS revelou a sua linha de notebooks para o Brasil, com modelos diversos, que vão desde ultrabooks até notebooks gamers. No meio termo desta lista, estão aparelhos como o Vivobook 15, um notebook compacto para quem precisa de um bom desempenho e portabilidade. A seguir, veja quais foram nossas impressões deste produto!

Design, tela e som

Este notebook da ASUS está disponível nas cores azul, grafite, cinza e vermelho prezando por um visual limpo com poucos detalhes no corpo do aparelho, como o logo da marca na tampa de sua tela. Sendo um notebook ultra-fino, ele pesa 1 quilo e 750 gramas e tem menos de 20 milímetros de espessura. Assim, ele é um pouco mais pesado do que um ultrabook, mas é confortável fazer o seu transporte em uma mochila ou andar com ele por um ambiente.

O teclado do aparelho traz teclas no estilo chiclete, sendo que a versão sem backlight do produto prejudica a visão das letras, que sofrem com o reflexo de luz ficando apagadas. Ainda assim, o Vivobook 15 é bem confortável para digitar, inclusive, com espaço para um “bem-vindo” teclado numérico. Já o touchpad do produto não decepciona e tem uma boa resposta aos cliques e toques.

Reprodução

publicidade

Ainda nos detalhes do corpo do notebook, estão as suas conexões: duas portas USB 2.0, uma USB 3.0 Tipo A e outra Tipo C, uma saída HDMI, uma entrada P2 para fone e microfone, além de um leitor de cartões microSD.

Reprodução

O Vivobook 15 conta com uma tela de 15,6 polegadas LED com resolução Full HD e um painel antireflexivo. No geral, o aparelho traz cores vivas e um bom nível de iluminação, mas ainda reflete sim um pouco de luz em ambientes muito iluminados.

Reprodução

Acima da tela, uma minúscula webcam permite a captura de vídeos em HD. Já para a parte de som, a Asus continua com o SonicMaster, que aqui faz um bom papel trazendo um volume não muito alto, mas bem claro e sem distorções.

Especificações técnicas

Para quem está interessado nas configurações, o modelo do Vivobook 15 analisado pelo Olhar Digital veio com um processador Intel Core i7 8565U, 8 GB de memória RAM, placa de vídeo GeForce MX 230 com 2 giga de memória e HD com 1 terabyte de espaço.

Para as tarefas mais comuns como navegar na internet e usar suítes Office, o notebook apresenta um bom desempenho, mas devido à falta de um SSD, algumas lentidões são percebidas na hora de abrir programas. Sem ser o seu principal foco, devido a placa de vídeo dedicada, o Asus Vivobook 15 ainda consegue rodar alguns jogos mais leves, contanto que eles estejam configurados para uma resolução mais baixa. Já os títulos pesados e lançamentos mais recentes não devem rodar satisfatoriamente.

Em relação à bateria, o notebook tem uma autonomia razoável, podendo ficar longe da tomada por entre 5 a 6 horas, sendo que a sua recarga leva em torno de duas horas para ser realizada.

Conclusão

O ASUS Vivobook 15 é uma boa pedida para quem precisa de um notebook compacto e uma boa performance, principalmente para quem for usar no trabalho. Um ponto a ser melhorado fica por conta de seu teclado, que na versão sem backlight, realmente chega a ser um incômodo. Um SSD também poderia ser uma boa adição apenas para eliminar pequenas lentidões.

Este notebook foi lançado no mês de junho de 2019 no Brasil e pode ser encontrado com preços que variam de R$ 3.400 a R$4.400 na loja oficial da ASUS dependendo da configuração escolhida, já que existe um outro modelo dele com um processador i5.