O Google está fazendo tudo o que pode para tornar o Google Assistente menos parecido com um cidadão de segunda classe no iOS. A Siri está tão arraigada na plataforma da Apple que os assistentes virtuais concorrentes não conseguem nem tirar uma “casquinha”. Mas a Big G está usando todas as ferramentas à sua disposição para mudar esse cenário.

Publicidade

O fato é que uma atualização recente do Google Assistente oferece suporte para atalhos da Siri e você já pode adicionar um widget dele à esquerda da sua tela inicial (ou tela de bloqueio).

publicidade

Assim, você pode gravar uma frase como a habitual “OK Google” ou “Oi Google” e, a partir daí, sempre que você disser isso à Siri, o Google Assistente abrirá e começará imediatamente a ouvir sua pergunta ou comando.

Publicidade

Reprodução

Se o seu iPhone estiver desbloqueado, você pode até acessá-lo sem usar as mãos dizendo “olá Siri” e depois “OK Google” (se essa for a frase escolhida). Ok, é quase uma “gambiarra”, mas funciona.

Você também pode configurar os atalhos da Siri para frases que você usa frequentemente com o assistente do Google. É possível criar um comando de voz personalizado para uma única ação de uma casa inteligente, ou mesmo acionar as rotinas domésticas inteligentes do Google Assistente dentro da Siri.

Publicidade

Dizer algo como “Boa noite, Google” para a Siri poderia abrir o assistente do Google e executar uma rotina como desligar todas as suas luzes e trancar a porta. 

Para obter a nova integração de atalhos, basta atualizar o Google Assistente para iOS para a a sua versão mais recente. 

Publicidade