O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares para a troca de mensagens entre as pessoas, estando presente em quase todos os celulares. Depois de usá-lo por algum tempo, o aplicativo começa a ocupar bastante espaço devido as conversas que estão presentes nele, sendo que apagá-las é uma alternativa para obtê-lo de volta.

Publicidade

Entretanto, pode ser que você enfrente problemas ao ter apagado uma conversa por engano, que poderia conter informações importantes. A seguir, veja como recuperar mensagens no WhatsApp que foram apagadas acidentalmente.

publicidade

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!

Publicidade

Aviso importante

Para que os métodos exibidos abaixo funcionem, entretanto, é necessário que a opção de backups esteja habilitada no WhatsApp. Este requisito pode ser verificado dentro das configurações do aplicativo na parte de “Conversas > Backup de conversas”.

Dentro dele, existem algumas opções possíveis para que o backup seja realizado. Assim, ele pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Recuperando as mensagens

Para se recuperar as mensagens do WhatsApp existem diferentes métodos, que variam de acordo com a forma que ela foi apagada. Abaixo, você confere quais são estes métodos de acordo com a sua situação:

Publicidade

Mensagens arquivadas

Quando você arquiva uma conversa do WhatsApp, na verdade, o aplicativo não apaga elas de seu celular, deixando-as apenas escondidas. Para obtê-las de volta, o processo é bem simples. Confira:

No Android

  1. Na tela de contatos, deslize ela até o final. Então, clique em “Conversas arquivadas;

    Reprodução

  2. Selecione o contato desejado, toque e segure sobre o contato desejado e, clique no ícone conforme mostra a imagem abaixo.

    Reprodução

No iOS

Publicidade
  1. Na tela de contatos, deslize-os para baixo para aparecer a opção “Conversas arquivadas” e entre nela;

    Reprodução

  2. Já no contato desejado, deslize-o para a esquerda e selecione a opção “Desarquivar”.

    Reprodução

Recuperando conversas e mensagens apagadas com os backups

Para os casos em que a mensagem não foi simplesmente apagada, existe uma outra forma bem simples de se recuperar o conteúdo apagado no WhatsApp. Para isto, é necessário apenas desinstalar o WhatsApp do celular da forma tradicional, independentemente de estar no Android ou iOS e, então, reinstalar o aplicativo.

Ao fazer este processo, na hora de sua configuração, o WhatsApp perguntará se você deseja restaurar o backup que está no dispositivo. Clique em “Sim” e o resto do processo é automático, ou seja, ao fim dele as suas mensagens estarão de volta.

Recuperando mensagens mais antigas

Caso esteja utilizando o WhatsApp no Android e o método acima não foi o suficiente para recuperar a mensagem desejada, ainda existe um truque, que lhe permite recuperar backups mais antigos, caso eles estejam presentes no armazenamento interno do aparelho. Para esta dica, entretanto, é sugerido usar o computador para realizar o processo. Veja:

Publicidade
  1. Conecte o aparelho ao computador;
  2. No armazenamento interno do celular, entre nas pastas “WhatsApp > Databases”;

    Reprodução

  3. Renomeie o arquivo “msgstore.db.crytp12” para “msgstore-ultimo.db.crytp12”;

    Reprodução

  4. Então, renomeie o backup desejado que deve estar como “msgstore-ANO-MÊS-DIA.db.crypt12” para “msgstore.db.crypt12”;

    Reprodução

  5. Agora, desinstale o WhatsApp da forma convencional no Android e reinstale-o.

Quando o WhatsApp for configurado novamente, ele interpretará que o arquivo que você renomeou como o backup mais recente e as mensagens apagadas serão restauradas a partir dele. Caso utilize o Google Drive, esse processo pode ser feito com os arquivos que estão nele.

Obtendo os arquivos de mídia de volta

Quando arquivos como vídeos e fotos são apagados no WhatsApp, ao menos no Android, eles continuam no armazenamento interno do aparelho e podem ser facilmente recuperados. Mais uma vez, sugerimos o uso do computador para recuperá-los. Confira:

  1. Conecte o seu celular com Android no computador;
  2. Acesse o armazenamento interno dele pelo “Explorador de arquivos” e entre na pasta “WhatsApp > Media”;

    Reprodução

  3. Os arquivos de mídia do WhatsApp estarão separados por categoria.

    Reprodução

Pronto! Por fim, basta entrar na pasta desejada e localizar os arquivos que você deseja recuperar. Eles não irão voltar para dentro das conversas do WhatsApp por este método. Ainda assim, ao menos, eles não foram perdidos.

Publicidade