O WAbetaInfo, uma das mais confiáveis fontes sobre as próximas novidades do WhatsApp, afirmou nesta segunda-feira (01/10) que a versão para iPhone do app de mensagens passará a trazer anúncios baseado na visualização de um certo número de status, a ser determinado.

A notícia foi divulgada via Twitter após a entrevista dada por Brian Acton, co-fundador do WhatsApp, para a revista Forbes, em setembro último. Na ocasião, Acton afirmou que se sentiu um “vendido” por entregar o app ao Facebook.

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Ao repercutir a entrevista de Acton, o WAbetaInfo afirmou em seu tuíte que, “depois de visualizar um certo número de status, o WhatsApp poderá exibir um anúncio”. O perfil, que tem altos índices de acerto na revelação de novos recursos do messenger, também declarou que o recurso já está em desenvolvimento. 

Acton, que criou o WhatsApp juntamente com Jan Koum, era contra o uso de anúncios como forma de monetizar o aplicativo. Mas Mark Zuckerberg e sua equipe discordavam. Este tema – como tornar o WhatsApp lucrativo – foi, fundamentalmente, o que colocou Acton e Facebook em rota de colisão.

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Acton não queria misturar dados do WhatsApp com o do Facebook, mas o app acabou ganhando integração com a rede social mesmo assim. Acton não queria uma versão paga para empresas, mas o WhatsApp Business acabou sendo lançado. Ele era contra anúncios no aplicativo, mas eles serão integrados aos Status, mas sem data definida.

Ainda na entrevista à Forbes, o co-criador do messenger mais popular do planeta também disse que os anúncios teriam duração de 24 horas.

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Facebook ainda não teve lucro com o WhatsApp

Comprado em 2014 por US$ 22 bilhões, o WhatsApp ainda não se mostrou um produto rentável ao Facebook. A rede social já testou algumas ferramentas para monetizar o app de mensagens – entre elas o WhatsApp Business e a possibilidade de realizar transferências bancárias pelo messenger. No entanto, até o momento, a plataforma de Mark Zuckerberg não encontrou a fórmula definitiva.