A Samsung revelou uma nova tecnologia de telas que permite que um painel OLED seja flexível ao mesmo tempo em que seja inquebrável. Na teoria, isso significaria que o dispositivo que use esse display poderia resistir a pancadas sem danos; para demonstrar isso na prática, a empresa publicou um vídeo mostrando o painel resistindo até mesmo a marteladas.

Você pode conferir o experimento no vídeo abaixo:

publicidade

O display da Samsung é coberto por uma película plástica – um “substrato inquebrável”, nas palavras da própria empresa – que a torna mais resistente a quedas ao mesmo tempo em que a mantém maleável. É um passo além do que acontece hoje: os painéis OLEDs flexíveis existem já há algum tempo, mas precisam ser protegidos por uma camada de vidro resistente, como os Gorila Glasses, para não quebrarem tão facilmente.

publicidade

Mesmo sem essa camada rígida por cima, a tela da empresa sul-coreana conseguiu passar por testes de resistência de “padrão militar” definidos pelo Departamento de Defesa dos EUA. Ela continuou funcionando, sem apresentar danos na frente e nos lados, após 26 quedas seguidas a 1,2 metro de altura e também exposições a temperaturas variando entre -32 e 71 graus. A tela resistiu até mesmo quando foi derrubada a 1,8 metro de altura.

A Samsung ainda não fala em usar essa nova tela em produtos específicos, como um eventual sucessor do Galaxy S9, mas rumores apontam há tempos para um possível smartphone dobrável da marca. Ainda assim, a empresa espera utilizar o display não apenas em telefones, mas também em telas de carros, dispositivos militares, videogames portáteis e tablets.