Não demorou muito. Depois de o Google apresentar um novo emoji que substitui o tradicional revólver por uma pistola de água no Android, a Microsoft virou a única grande empresa a ainda ter uma representação realista de uma arma de fogo. Isso mudou em questão de algumas horas, quando a empresa do Windows também apresentou uma reformulação do ícone.

A Microsoft revelou pelo Twitter que também fará a transição de um revólver realista para uma arma de água, assim como fizeram as outras empresas, em futuras atualizações de seus sistemas operacionais. Não está claro quando a mudança entra em vigor.

publicidade

“Estamos no processo de evoluir nossos emojis para refletir melhor nossos valores e os comentários que recebemos”, diz a publicação no Twitter, que traz a imagem da arma de água em destaque.

publicidade

O movimento para trocar a representação de uma arma em emojis ganhou força em 2016, quando Apple e Microsoft conseguiram impedir que o consórcio Unicode definisse um padrão para representar um rifle. Foi também naquele ano que a Apple trocou o revólver do iOS para uma pistola de água.

publicidade

No entanto, como a imagem acima mostra, o resto do mercado ignorou o que a Apple fez até este ano. Samsung, Twitter e Google implementaram mudanças apenas em 2018, enquanto o Facebook já anunciou que também irá tomar as mesmas providências, muito provavelmente em decorrência sobre o debate sobre controle de armas nos Estados Unidos, que tem sido diretamente associado com casos de massacres como o visto na Flórida em fevereiro. A Microsoft muito provavelmente não quer ser vista como a única grande empresa a não fazer a alteração.

Também é sempre bom notar que as empresas precisam estar em sintonia na representação dos emojis para que eles tenham alguma utilidade. Afinal de contas, se um usuário do Windows envia uma imagem realista de um revólver para um amigo que usa um iPhone, a pessoa na outra ponta da conversa vai receber uma arminha verde de brinquedo, o que cria ruído na comunicação e pode dificultar a compreensão da mensagem. 

publicidade