A Black Friday 2017 já passou, trazendo uma série de bons negócios. Mas como de costume, a data também gerou uma série de reclamações de clientes que não ficaram satisfeitos com algum aspecto de sua compra. E, nesse quesito, algumas lojas geraram mais reclamações do que outras.

Publicidade

A empresa ITBroker fez um levantamento das 10 lojas de e-commerce que mais tiveram reclamações durante a Black Friday. Para isso, a empresa analisou as reclamações publicadas no site Reclame Aqui e as menções feitas no Twitter durante o período de 28 a 30 de novembro.

publicidade

Como esses dias foram na semana posterior à data de compras, elas muito provavelmente se relacionam a compras feitas durante o período. Os dados coletados, segundo a ITBrokers, correspondem a todo o Brasil.

Publicidade

Confira abaixo a lista das dez empresas que mais tiveram reclamações após a Black Friday:

1. Americanas.com – 1.177 reclamações

2. Magazine Luiza – 646 reclamações

Publicidade

3. Kabum – 556 reclamações

4. Netshoes – 548 reclamações

5. Submarino – 521 reclamações

Publicidade

6. Casas Bahia – 412 reclamações

7. Extra.com.br – 300 reclamações

8. WalMart – 288 reclamações

Publicidade

9. Americanas Market Place – 288 reclamações

10. Saraiva – 250 reclamações

Vale notar que essa lista não é oficial do Reclame Aqui. O site costuma soltar listas próprias com esse tipo de informação, mas ainda não se pronunciou sobre a Black Friday 2017. As listas das empresas com mais reclamações em 2016 podem ser vistas por meio deste link.

Publicidade