A Black Friday já se consolidou como uma das datas mais importantes do varejo nacional, especialmente no e-commerce. Em 2016, o faturamento das lojas online no Brasil chegou a R$ 1,9 bilhão, segundo o e-Bit, com alta de 17% em relação ao ano superior. E para a edição 2017, marcada para 24 de novembro, há uma previsão de renda ainda mais otimista: R$ 2,2 bilhões.

Publicidade

Os dados para este ano foram publicados em uma pesquisa do Google, que revelou também que quase sete em cada dez consumidores pretendem fazer compras no período. Ou seja, trata-se um volume que pode fazer a diferença na saúde financeira do seu negócio, mas que também deve impactar a sua estrutura de TI. Por isso, é importante começar a se preparar agora para não transformar oportunidade em pesadelo.

publicidade

Fuja de um apagão na “Sexta-feira negra”

Publicidade

O mesmo estudo do Google demonstrou que o movimento na Black Friday chega a ser 15 vezes maior do que um dia comum no varejo online brasileiro. Por isso, é necessário reforçar a infraestrutura da sua loja para evitar uma sobrecarga de servidores, gerando lentidão e até mesmo queda do site. Segundo outro estudo do Google, o prejuízo por hora off-line era de mais de 1,5 milhão em consumo e de 300 mil acessos a menos em 2015.

Para evitar esse tipo de problema, é melhor começar desde já a analisar a estrutura do seu site. Um bom começo pode ser os servidores, que terão que lidar diretamente com o aumento de tráfego. Reúna-se com a equipe de TI da sua empresa, levante o número de acesso máximo que a página pode suportar e, se a margem for pequena demais, busque soluções para reforçar a sua infraestrutura urgentemente.

Outra boa saída, especialmente para pequenas e médias empresas, pode ser investir em soluções de nuvem. Afinal, a Black Friday, por mais gigantesca que seja, ainda é uma janela muito curta se comparada ao restante do ano. Por isso, soluções de Cloud podem ser indicadas por conta da flexibilidade, já que é possível contratá-las durante os momentos de maior demanda e desmontar a estrutura após a normalização do tráfego.

Publicidade

E se, mesmo investindo em infraestrutura, o site ficar lento ou cair? Nesse caso, é preciso lembrar da velha máxima: Tempo é dinheiro. Uma boa equipe de suporte pode ser essencial para recuperar a sua página antes do fim das promoções e evitar que os prejuízos sejam irreversíveis. Ou seja, enquanto busca por soluções de hardware e nuvem, certifique-se de que a empresa escolhida oferecerá atendimento de emergência confiável.

A Black Friday para a sua empresa já começou

Por entender que a preparação para Black Friday não pode ficar para as 23h59 de quinta-feira, a IBM Brasil lançou uma campanha em preparação para o período de vendas. Até o dia 30 de novembro, os clientes terão descontos especial na contratação de estruturas fixas e temporárias da empresa. Assim, o empreendedor garante não só a capacidade suficiente para as suas vendas como também consegue uma boa economia.

Publicidade

Na Black Friday da IBM, é possível encontrar ofertas de armazenamento e de servidores com até 18% de desconto. Ou seja, pode ser a saída ideal para quem está se preparando para uma expansão de negócios para além do período de vendas de fim de ano, visando a retomada da economia brasileira.

Já o empreendedor mais cauteloso, mesmo em um momento de euforia, pode encontrar soluções customizáveis nos serviços de nuvem. A IBM, em parceria com a VMware, oferece um ambiente de Cloud que se adequa à sua demanda e simplifica a sua gestão para que esse período de transição seja o mais suave possível. Afinal, todos nós sabemos que não é dá para interromper as suas atividades atuais só para pensar em Black Friday, não é mesmo?

Com a adoção de soluções em nuvem, a primeira vantagem é que o empreendedor pode pagar de acordo com a sua necessidade de uso: por hora ou por mês. Além disso, a IBM oferece servidores no Brasil, o que não só reduzirá as chances de problemas com latência, como também oferecerá todo o serviço em moeda local e já com impostos incluídos. Isso, novamente, sem contar os descontos até o dia 30 de novembro.

Publicidade

As ofertas de Black Friday da IBM abrangem ainda outros serviços, como soluções de resiliência e suporte inteligente para a sua equipe de TI. Ou seja, não há motivos para arriscar o sucesso da sua empresa nas vendas de fim de ano por causa problemas que podem ser evitados. E o melhor: sem colocar em risco a sua lucratividade.

Seja um case de sucesso

Com a preparação adequada e a queda nos custos operacionais, a sua atenção nesta Black Friday pode se voltar para o principal: oferecer descontos atrativos e aumentar sua base de clientes. O período, que marca o pontapé inicial das vendas de fim de ano, pode ser decisivo para que mais pessoas conheçam a sua marca pela agilidade e bom atendimento. Portanto, é melhor já arregaçar as mangas para que, no grande dia, só os preços caiam.

Publicidade