A Microsoft tem sido bastante aberta sobre suas intenções de integrar a PSN à Xbox Live e permitir que donos de PS4 e Xbox One joguem juntos. E, pelo menos por um breve período de tempo, um jogo permitiu que isso acontecesse, mesmo com a Sony se mostrando reticente sobre o assunto.

Publicidade

O fato aconteceu com o jogo cooperativo de sobrevivência “Fortnite”, desenvolvido pela Epic Games. Usuários do Reddit notaram que jogadores do PS4 eram capazes de se encontrar com jogadores do Xbox One, o que seria inédito.

publicidade

A Epic Games, no entanto, respondeu ao site The Verge que isso de fato aconteceu, mas não passou de um erro. “Nós tivemos uma falha de configuração que já foi corrigida.” E assim morre o sonho de os jogadores das duas plataformas jogarem juntos.

Publicidade

No começo do ano, os desenvolvedores da Pysonix, empresa responsável pelo game “Rocket League”, se mostraram favoráveis à integração das duas plataformas, mas a Sony não permitiu. Segundo os responsáveis pelo jogo, a implementação demoraria apenas uma hora caso a Sony removesse os bloqueios. O caso da Epic Games é uma prova de que unir os dois sistemas é mais simples do que parece, já que um errinho de configuração reuniu os jogadores.

Do ponto de vista da Sony, a restrição é compreensível em termos mercadológicos. A empresa tem uma liderança folgada no mercado, e é interessante ter seus clientes incentivando seus amigos a comprarem outras unidades do PS4 para jogarem juntos. Para o Xbox, que não está tão bem assim, a união é uma forma de proporcionar aos seus jogadores mais diversidade de adversários e companheiros para seus jogos.

Publicidade