A Microsoft anunciou mudanças ao programa de testes do Xbox que tornam a experiência menos exclusivista, porque agora qualquer um pode alcançar o penúltimo estágio da sua linha de experimentos sem precisar de convite.

O programa, conhecido como Xbox Insider, é dividido em quatro fases, agora batizadas de Omega (antes Ring 4), Delta (Ring 3) e as já conhecidas Beta e Alpha. Esta é a ordem que determina o nível de exclusividade do esquema, sendo que o Alpha continua sendo uma área acessível apenas mediante convite.

Desde o começo deste ano, qualquer jogador já podia entrar na fase hoje chamada de Omega. O que mudou (além de parte dos nomes) é que agora é possível galgar degraus no Xbox Insider para chegar à camada Beta — de onde a Microsoft promete puxar algumas pessoas até o Alpha.

O que eu ganho com isso?

publicidade

O Omega garante acesso levemente antecipado a atualizações de software. Quando atinge um mês de atividade e alcança o nível 2 de participação (que é contabilizada de acordo com seus feedbacks), o jogador ganha um passe para o Delta, em que os usuários recebem atualizações ainda mais cruas — tanto que a liberação dos updates não é feita ao mesmo tempo para todos eles.

Quando tem três meses de programa e nível 4 de participação, a pessoa conquista o direito de chegar ao Beta, ficando a um passo do Alpha. Essas duas últimas categorias dão acesso a testes com bastante antecedência. A nova interface do Xbox One, por exemplo, vem sendo experimentada pelo pessoal no Alpha e será liberada em breve para quem está no Beta.

Além disso, a Microsoft tem negociado com estúdios caseiros e independentes para que eles também abram versões antecipadas para esse público, não apenas no Xbox mas também no Windows 10. Isso já aconteceu com “Sea of Thieves”, da Rare, que está disponível para “milhares” de pessoas antes do lançamento a título de experimentação.

Para quem estiver interessado, entrar no programa de testes é relativamente simples. Basta procurar por “Xbox Insider Hub” na loja do console e se credenciar.

Saiba mais sobre o mundo xbox clicando aqui.