Os brasileiros parecem estar insatisfeitos com as operadoras de telefonia. Só nos primeiros seis meses de 2017, mais de 2,57 milhões de portabilidades numéricas foram realizadas, segundo um relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Os dados mostram que entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram efetuadas 644 mil (25%) transferências entre operadoras de telefonia para usuários do serviço fixo e 1,93 milhão (75%) para usuários do serviço móvel.

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No primeiro trimestre, foram registradas mais de 1,2 milhão de trocas de operadoras, enquanto no segundo trimestres foram 1,36 milhão de migrações – 334,55 mil (24%) trocas para serviços fixos e 1,03 milhão (76%) para serviços móveis.

Desde que a portabilidade numérica passou a ser possível no Brasil, em setembro de 2008, até o dia 30 de junho deste ano, 37,58 milhões de transferências foram feitas, sendo 13,37 milhões (36%) no serviço fixo e 24,21 milhões (64%) no móvel.

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Os números indicam a insatisfação dos consumidores com os serviços prestados com as operadoras. No seu relatório do ano passado, a Anatel revelou que em 2016 foram registradas 3,9 milhões de reclamações, sendo que o serviço mais reclamado pelos consumidores foi a telefonia móvel, que concentrou 47,7% das queixas dos usuários, enquanto a fixa ficou com 24,2% das reclamações.