A briga entre o Facebook e o Snapchat não é nova: em agosto do ano passado, a empresa de Zuckerberg fez sua primeira investida direta contra o aplicativo rival, incluindo no Instagram o Stories, recurso que lembra (e muito) os snaps. Depois disso, o Facebook decidiu tornar as fotos que desaparecem um padrão em suas plataformas, permitindo-as no Facebook, no Messenger e até no WhatsApp. 

O resultado foi rápido: com o crescimento do Instagram Stories, o Snapchat começou a perder usuários e, em poucos meses, perdeu a liderança no setor. Além das fotos em si, o Instagram incorporou pequenas ferramentas disponíveis no rival, como os filtros, e acrescentou mais delas, como as transmissões ao vivo e a criação de pequenos vídeos com o Boomerang.

publicidade

Com a atitude, muita gente acusou o Instagram de copiar o aplicativo, que existia antes. Depois de diversas negativas, executivos da empresa chegaram a reconhecer que “se inspiraram” no Snap, mas afirmaram que isso é bastante comum no mercado de tecnologia.

Mesmo com toda “inspiração”, ainda existem algumas coisas que o Snapchat tem e o Instagram não. Saiba quais são elas:

publicidade

1. Filtros geográficos

Reprodução

publicidade

O Instagram conta com alguns filtros e lentes especiais, mas o vencedor nesse quesito é o Snapchat. São diversas opções que mudam de tempos em tempos. Alguns deles usam a geolocalização do smartphone para oferecer molduras especiais. 

No Instagram, só é possível adicionar uma espécie de etiqueta com a localização ou um adesivo específico de uma região, sem muita personalização.

publicidade

2. Notícias

Há três maneiras de visualizar uma postagem no Stories: na página inicial do Instagram, onde são exibidas as publicações de quem você segue, na aba “Descobrir”, onde vídeos de pessoas que você não segue são sugeridos, ou clicando diretamente no perfil da pessoa. Isso significa que, caso deseje usar o aplicativo de fotos para se informar, o usuário deverá – provavelmente – seguir os perfis, ou passear entre os Stories sugeridos. 

No Snapchat há a aba “Discover”, que conta com parceiros fixos, produtores de conteúdo, como revistas, sites e jornais, que trazem, todos os dias, suas principais notícias, usando o formato do aplicativo. 

3. Filtros personalizados

Se você acha que os filtros do Snapchat não são suficientes, pode criar suas próprias versões, agora diretamente da plataforma, selecionando o local onde eles estarão disponíveis. É possível, por exemplo, criar uma moldura especial para um aniversário ou casamento.

4. Conversas por vídeo

O chat do Snapchat possui um recurso que ativa a câmera e permite as conversas por vídeo, o que não existe no Instagram. As transmissões ao vivo, permitidas no app de Zuckerberg, são abertas. É importante lembrar, no entanto, que as chamadas de vídeo estão disponíveis em outros aplicativos do Facebook: o Messenger e o WhatsApp.