Você pode não saber, mas as mensagens que chegam e saem da sua caixa de entrada do Gmail estão sendo constantemente observadas pelos algoritmos do Google. Mas, pelo menos a partir de agora, o fruto dessa observação constante não virá mais na forma de propaganda.

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A empresa anunciou nesta sexta-feira, 23, que vai parar de vasculhar os e-mails dos usuários do Gmail em busca de dados para gerar propaganda direcionada. Até hoje, o sistema de inteligência artificial do Google monitorava caixas de entrada em busca de termos relevantes que pudessem ser usados para mostrar anúncios de acordo com os interesses do usuário.

Se você trocasse e-mails com algum contato falando sobre roupas, por exemplo, havia chances de que o Google usaria essa informação depois para te mostrar anúncios de lojas de vestuário. Tudo é feito de maneira automática, por um programa de computador, sem funcionários humanos lendo suas mensagens de verdade, vale destacar.

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A mudança, porém, não significa que o Google vai parar de monitorar seus e-mails ou que a empresa deixará de fornecer propagandas na caixa de entrada. Só o que muda é que essas propagandas não vão mais levar em conta os assuntos das suas conversas, mas sim todas as suas outras atividades nos serviços do Google, incluindo no buscador e no Android.

Além disso, o Google continua monitorando suas conversas no Gmail para fortalecer os sistemas de inteligência artificial da empresa. Por exemplo: no Inbox, o cliente de e-mails mais inteligente do Google, é possível selecionar “respostas prontas” que o próprio aplicativo gera com base no seu padrão de comportamento. Para fazer isso, o sistema precisa continuar coletando dados da sua caixa de entrada.

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Portanto, como resumiu o site CNET, o Google vai continuar monitorando seu Gmail e oferecendo propagandas. Só que, a partir de agora, uma coisa não está mais diretamente ligada à outra.