O YouTube anunciou uma série de novidades nesta quinta-feira, 22, que podem mudar a forma como você assiste a vídeos, especialmente no seu celular. Um dos principais destaques é a interface capaz de se adaptar a diferentes formatos de vídeo, que têm se tornado uma realidade.

Atualmente, quando você assiste a um vídeo no YouTube com o celular na vertical, o espaço definido para o conteúdo é sempre o mesmo, não importando se o conteúdo foi gravado na horizontal, na vertical, em 1:1, 16:9, 21:9, ou outro formato ainda mais bizarro. Com a novidade, a interface se altera para permitir que o conteúdo sempre ocupe o máximo de espaço da tela sem barras pretas.

O YouTube também passou a destacar uma nova ferramenta de compartilhamento que efetivamente transforma o serviço em um concorrente de plataformas como o WhatsApp, permitindo que o usuário se comunique em tempo real com seus amigos e envie vídeos para eles sem sair do YouTube. A ideia é que o recurso seja usado para conversar sobre vídeos, mas nada impede que você chame seu amigo para discutir qualquer outro assunto. A empresa afirma que os latino-americanos serão os primeiros a receber a função.

publicidade

Reprodução

Para completar as novidades, o YouTube anunciou uma nova maneira de criar conteúdo para realidade virtual de forma mais acessível. Chamado de VR180, o recurso é bastante direto: a plataforma gera vídeos compatíveis com realidade virtual quando o criador de conteúdo produz material em apenas 180 graus, que é muito mais fácil de criar do que o de 360 graus, pois este exige câmeras especializadas que são mais caras. A empresa anunciou parcerias com empresas como Lenovo e LG para produzir câmeras com tal capacidade, mas ainda não há previsão para brasileiros.