A ilusão de felicidade e os delírios de popularidade do Instagram já fizeram com que a rede social fosse classificada como a pior para a saúde mental dos jovens. Agora, uma descoberta feita na Rússia parece confirmar essa tese.

O jornalista Vasily Sonkin revelou nesta semana uma máquina automática de vendas – daquelas que ficam em estações de trem, com guloseimas ou refrigerantes – para quem quiser comprar curtidas ou seguidores no Instagram.

Outro jornalista local, Alexey Kovalev, confirmou a existência da máquina de vender likes em um shopping de Moscou. O equipamento parece vender curtidas e seguidores a partir de perfis fantasmas, administrados por algoritmos e programas de computador, não pessoas de verdade.

Um “pacote” de 100 seguidores, por exemplo, chega a custar 100 rublos, equivalente a pouco mais de R$ 5. Só que a máquina, fabricada pela empresa russa Snatap, não faz só isso. Ela também imprime fotos do Instagram na hora, além de curtidas e seguidores da VK, outra rede social famosa no país.

publicidade

De acordo com informações do site CNET, as máquinas da Snatap podem ser encontradas em outras oito cidades russas e até na República Checa. Porém, como alerta o site Motherboard, fazer login em uma máquina dessas pode fazer com que sua conta e a de seus amigos sejam bombardeadas por spam.

Um mercado paralelo para a compra e venda de sucesso no Instagram já existe há algum tempo, na verdade. Rantic, por exemplo, é uma bem estabelecida empresa de relações públicas e marketing digital que vende um pacote de 100 seguidores no Instagram pelo equivalente a pouco mais de R$ 3.