O Google anunciou ontem o lançamento de uma atualização do Chrome, seu navegador, para a versão 59 em sistemas Windows, Mac e Linux. Além das costumeiras correções de segurança e de eficiência, a nova versão do navegador também traz uma alteração de design em seu menu de configurações e suporte a imagens animadas em formato png.

A mudança traz para a página de configurações do navegador o Material Design, as diretrizes de construção de interfaces usadas pelo Google na maioria de seus aplicativos e serviços. Na nova página, diversas configurações aparecem agora em “cards”, e o topo da página contém uma barra de busca que ajuda a encontrar determinadas opções.

Há também uma barra lateral semelhante às que o Google coloca em seus aplicativos para Android. Essa barra reúne algumas das configurações mais comumente acessadas, como “Aparência”, “Pessoas” e outras. Na parte reservada às configurações avançadas dessa barra, há também configurações de línguas, senhas, acessibilidade e impressão. As imagens abaixo, capturadas pelo 9to5Google, ilustram a nova versão:

Reprodução

publicidade

Reprodução

Reprodução

Notificações e animações

Na nova versão, o Google também deu ao navegador suporte a imagens animadas no formato apng. Esse formato (que significa “animated png”) é semelhante a GIFs, mas com suporte para cores em 24 bits e oito bits de transparência. Isso significa que ele pode ser usado para criar GIFs mais coloridos e com áreas transparentes, o que ajuda que se misturem melhor ao resto das páginas.

Segundo o 9to5Google, o formato já era suportado pelo navegador Firefox há bastante tempo. Mas ele começou a se tornar mais popular depois de a Apple adotá-lo para as figurinhas do seu aplicativo iMessage no iOS 10. O suporte do formato no Chrome pode ter sido motivado por isso.

Falando em Apple, a versão 59 do Chrome também traz suporte ao sistema nativo de notificações do macOS. Em geral, o Chrome usa seu próprio sistema para mostrar notificações de sites e apps. Mas a versão 59 do navegador integra as notificações dele com as do sistema da Apple, de maneira que elas todas têm agora uma aparência uniforme; a imagem abaixo mostra o “antes” (à esquerda) e o “depois” (à direita) das notificações:

Reprodução

De acordo com o Google, a atualização vai chegar a todos os usuários do navegador ao longo dos próximos dias. Em termos de segurança, ela traz 30 novas correções de bugs, pelas quais o Google pagou mais de US$ 23,5 mil (mais de R$ 77 mil) a pelo menos 16 pesquisadores externos de segurança. Um relatório completo das mudanças pode ser visto por meio deste link.