Mais um capítulo da série “produtos exageradamente caros lançados pela Apple ou pessoas relacionadas”: o designer Mark Newson, que trabalha na empresa da maçã, lançou, em parceria com a empresa Hodinkee, uma ampulheta que custa US$ 12 mil – ou R$ 39.164, na conversão direta com a cotação de hoje.

O medidor de tempo criado com Newson é basicamente um vasilhame de vidro recheado com bolinhas. Ele tem 15 centímetros de altura e 12,5 centímetros de diâmetro em sua parte mais larga, e pesa no total cerca de um quilo e meio. Ao ser virado, as bolinhas começam a cair de sua parte superior para a inferior por meio de um furinho minúsculo, e leva exatamente dez minutos para que todas caiam. O vídeo abaixo mostra o produto:

publicidade

Por que é tão caro?

publicidade

Até aí, a descrição lembra a de qualquer ampulheta. No entanto, obviamente a empresa precisa citar motivos para cobrar esse preço pelo objeto e, de fato, ela o faz em seu site. Lá, pode-se ler que ele é feito com vidro borossilicato (também conhecido como pirex) e preenchido com 1.249.996 bolinhas, de 0,66 milímetro de diâmetro, feitas de aço inoxidável e revestidas com cobre.

Fora isso, a parte de vidro da ampulheta precisa ser feita à mão e medida no olho. Isso porque equipamentos de medição poderiam macular o vidro, especialmente na parte mais fina (que, segundo o site, é a mais difícil de se fazer). Quando a parte de vidro é feita, seu topo permanece aberto para que ele possa ser preenchido, a vácuo, com as bolinhas. Feito isso, a “tampa” dele é integrada ao vidro com a assinatura de Newson e a numeração (apenas 100 dessas ampulhetas serão feitas).

publicidade

Isso tudo, segundo a loja, resulta numa “experiência multissensorial que não pode ser descrita com palavras”. “A combinação de ver aquelas primeiras nanobolas quicarem na câmara inferior, o fluxo começar a mudar os padrões da superfície na câmara superior, e o som único das nanobolas voando e se chocando e batendo no vidro conforme se assentam no fundo, é completamente hipnotizante.”

O que mais?

publicidade

Se comprar uma ampulheta dessas, você receberá uma caixa laranja feita sob medida e revestida com espuma que contém também um descanso de couro no qual o marcador de tempo deve ser sempre apoiado “para evitar riscos”. Além disso, a caixa inclui um par de luvas brancas, que a loja sugere que os compradores sempre utilizem “para evitar deixar impressões digitais” na ampulheta.

No caso improvável de que você tenha se interessado, saiba que comprar uma dessas não é tão fácil assim, como o The Verge aponta. Como elas são tão difíceis de se fazer, apenas seis já estão prontas, e outras quatro devem chegar no começo de junho. Depois disso, a empresa continuará a fabricá-las num ritmo de cerca de dez por mês até chegar nas 100.

Quem quiser comprar uma precisará realizar um depósito antecipado não-retornável de US$ 6.000 (R$ 19,6 mil) para reservar seu lugar na fila. Quando a sua ampulheta estiver pronta para ser entregue, a empresa cobrará a outra metade do preço. Pelo menos, o site deles diz que “sua paciência é apreciada”. “[E] nós prometemos que vale a espera.”