O Google anunciou hoje, durante seu evento para desenvolvedores, que o Google Assistente, seu assistente virtual, já está disponível para iPhones. Além disso, a ferramenta chegará para uma série de novas línguas a partir de junho de 2017, incluindo português brasileiro.

Embora usuários brasileiros já pudessem usar o Assistente por meio do Allo, o aplicativo de mensagens instantâneas da empresa, a interação estava restrita a comandos escritos. Quando chegar em português, usuários também poderão conversar com a plataforma usando a própria voz.

Lançado no ano passado, o Google Assistente é basicamente a versão do Google para a Siri ou a Cortana. Ele é capaz de alterar configurações do celular, marcar lembretes e compromissos na agenda do usuário e realizar buscas para trazer mais informações, tudo com comandos de voz.

Chegando mais longe

publicidade

Já se especulava há algum tempo que o Assistente chegaria para iOS. Inicialmente um recurso exclusivo do Pixel, o Google Assistente está lentamente se expandindo para outros smartphones Android (o LG G6, por exemplo, já vem com ele). A partir de hoje, porém, ele deve começar a aparecer em ainda mais aparelhos.

Isso porque a empresa divulgou também o Google Assistant SDK (Software Development Kit, ou kit para desenvolvimento de software). Com o SDK, desenvolvedores poderão integrar os recursos do Assistente a qualquer aplicativo ou dispositivo conectado, desde apps de trânsito até geladeiras e cafeteiras inteligentes.