O acesso ao banco através de um smartphone ou tablet, técnica chamada de “mobile banking”, se tornou o canal mais usado para as transações bancárias no país no último ano. As informações são de um estudo divulgado pela consultoria Deloitte nesta quarta-feira, 10, a pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A pesquisa analisou 17 instituições financeiras que correspondem a 91% do mercado do país.

No ano passado, o mobile banking foi responsável por 21,9 bilhões das 65 bilhões de operações bancárias realizadas em 2016, cerca de 34% do total. Em segundo lugar aparece o internet banking, com 23% das operações.

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Canais móveis
O acesso aos canais móveis pelos usuários teve um crescimento de 27% em relação ao ano anterior, atingindo os 42 milhões de contas ativas. Segundo Gustavo Fosse, diretor de tecnologia bancária da Febraban, 9,5 milhões de clientes realizam mais de 80% de suas operações usando os canais móveis. E esse número deve aumentar.

“O uso do mobile deve crescer ainda mais com o avanço das contas totalmente digitais”, explica Fosse. As contas totalmente digitais, que atualmente estão próximas de um milhão, devem ultrapassar os 3 milhões até o fim de 2017.

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[Reuters]