Lembra dos dirigíveis, aqueles balões compridos, cheios de gás explosivo, com uma cabine embaixo para transportar cargas e pessoas? Bem, você pode não se lembrar, mas Sergey Brin, um dos fundadores do Google, lembra-se muito bem. Tão bem que ele está construindo um desses em um hangar da Nasa.

Quatro pessoas familiarizadas com o projeto (e que pediram para não serem identificadas) disseram à Bloomberg que Brin está construindo um enorme dirigível no Hangar 2 do centro de pesquisa Ames, da Nasa. Por e-mail, o cofundador do Google disse que não tem “nada a dizer sobre o assunto agora”, e não está claro se o projeto é um hobby pessoal ou algo voltado a negócios.

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No entanto, de acordo com as quatro pessoas ouvidas, o projeto está sob direção de Alan Weston, o antigo diretor de programas do centro de pesquisa da Nasa. Weston já trabalhou na Força Aérea dos EUA, com projetos de armas espaciais, e na Nasa, com projetos de naves de baixo custo capazes de pousar na Lua. Mas, além disso, ele também já tem experiência na elaboração de projetos de dirigíveis.

Mas por quê?

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A experiência de Weston com dirigíveis dá uma pista sobre o possível motivo de Brin ter se envolvido com um assunto tão inusitado. A ideia do ex-diretor da Nasa é que eles poderiam ser mais eficientes que aviões, em termos de custo, para transportar cargas. Além disso, eles têm muito mais facilidade de pousar do que aviões, e por isso poderiam entregar suas remessas diretamente ao destino final.

Em uma entrevista de rádio de 2013, Weston falou mais sobre o projeto: “Novas tecnologias de dirigíveis têm o potencial de reduzir o custo de mover cargas por tonelada e por milha a uma nova ordem de magnitude”, comentou. Embora o custo delas seja alto, “já existe o desenho de uma classe de veículos capazes de levantar até 500 toneladas que poderia ser mais eficiente em combustível até mesmo do que caminhões”.

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Weston em seguida comentou que esse tipo de dirigível funcionaria com base em gás hélio, e teria “pulmões” que absorveriam o ar externo: o deslocamento do hélio e do ar dentro do dirigível faria com que ele se movesse e se mantivesse em voo. Segundo a Bloomberg, já houve tentativas de se construir naves desse tipo, mas ainda sem sucesso.

Fascinação antiga

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Brin, por sua vez, é um fã de longa data dos dirigíveis. O hangar da Nasa que atualmente hospeda seu projeto fica próximo da central de operações da Alphabet, empresa “mãe” do Google (e da qual Brin é atualmente presidente). O centro de pesquisa Ames também já hospedou um gigantesco dirigível chamado de USS Macon, e Brin teria se decidido a construir seu próprio dirigível após ver imagens do Macon.

Mesmo assim, ainda não é possível saber ao certo qual é a ideia por trás do projeto de dirigível de Brin. Ele afirmou, no entanto, que não se trata de algo relacionado à Alphabet. O TechCrunch lembrou de rumores segundo os quais Brin teria um avião particular do Google para festas. E o outro fundador do Google, Larry Page, também já se envolveu bastante com carros voadores, e prometeu que eles chegarão ao mercado até o final de 2017.