Se você deixou os presentes de Natal para a última hora, pode contar com uma ajudinha da tecnologia. Escolher o presente ideal pode ser uma tarefa complicada, mas com a ajuda dos bots, os robôs que conversam direto do Messenger, do Telegram e do Skype, você pode economizar tempo, filas nos shoppings e, quem sabe, algum dinheiro. Confira algumas lojas que já utilizam o serviço:

1. Natura

publicidade

Reprodução

Reprodução

publicidade

Reprodução

O chatbot da Natura oferece uma boa ajuda para quem está em dúvida na hora de encontrar o presente ideal. Há três opções de perfil: Feminino, Masculino e Infantil. É possível fazer a escolha por preço, tipo de linha e até saber mais sobre os ingredientes dos produtos.

publicidade

2. ShopFácil.com

Reprodução

publicidade

Reprodução

Reprodução

No ShopFácil.com, o usuário pode escolher quatro perfis de consultor: Roxy, Kevin, Fani e Peter, cada um com uma idade e personalidade. Optamos pela primeira delas, Roxy, definida como “webcelebridade, hipster, ultraconectada e com 22 anos”. Há diversas opções de produtos, ofertas do dia, seções como “Natal conectado”, “descubra o smartphone que tem a ver com você” e atendimento ao cliente.

Conforme vai clicando, você é levado a algumas ofertas e vai informando ao bot se é isso o que procura ou não. É possível, o tempo todo, realizar a compra, direto do Messenger.

3. Casas Bahia

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Quem apresenta o bot da Casas Bahia é o Bahianinho, garoto-propaganda da rede varejista. Basta escolher entre as categorias disponíveis para visualizar as ofertas.