O mercado brasileiro de PCs atingiu, entre julho e setembro, o pior índice de vendas do ano. Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC nesta quinta-feira, 1, mostra que foram vendidas 1.047 unidades, 35% a menos do que no mesmo período de 2015. O número mostra também uma queda de 11% em relação ao segundo trimestre do ano.

“O mercado brasileiro de PCs está canibalizado. É cada vez mais comum o consumidor preferir um celular com configuração robusta e boa qualidade de navegação a um computador. Prevíamos um terceiro trimestre mais aquecido, com o varejo abastecendo os estoques para as datas especiais como Black Friday e Natal, mas esse movimento não aconteceu. Os canais tinham estoque e acabaram postergando as compras”, explica Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

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No período, 366 mil dispositivos foram adquiridos pelo mercado corporativo, enquanto 681 mil foram comprados pelo consumidor final. A queda, de acordo com o estudo, foi de 26% e 38%, respectivamente. E para a consultoria, não há perspectiva de crescimento tão cedo. “As empresas privadas estão adiando investimentos e a compra de computadores e o setor público está travado devido às eleições, troca de governos, gestões endividadas e outros problemas políticos e econômicos. Não há expectativas de melhoras para os próximos meses”, afirma Hagge.