O governo de Singapura está testando uma nova maneira de evitar acidentes com pedestres causados por distrações pelo uso de smartphones: scooters que dirigem sozinhas.

Publicidade

O veículo, desenvolvido pela Universidade Nacional de Singapura, pesa 50 quilos pode andar a até 6 km/h. Enquanto o usuário fica sentado, mexendo em seu celular, o sistema usa os sensores embutidos no equipamento para identificar obstáculos, reduzir a velocidade e até desviar do que encontra pela frente.

publicidade

Researchers in Singapore believe a self-driving scooter (pictured) could help to reduce collisions caused by people using their smartphones while walking

Publicidade

Em testes realizados no campus, as scooters se saíram muito bem, segundo os responsáveis pelo projeto. Além de reduzir as chances de colisões, a tecnologia pode contribuir para a diminuição no uso de carros para o deslocamento em pequenas distâncias e também em vias estreitas, onde os carros não passam.

“Tenho certeza que quase todo mundo passou por algo assim: pessoas que caminham usando o smartphone distraídas e quase esbarram em você. Seria bom se elas pudessem se sentar e verificar seus e-mails”, explica Marcelo Angl Jr, líder do projeto.

Via Daily Mail

Publicidade