O Google revelou em maio deste ano o desenvolvimento de um novo sistema de inteligência artificial chamado Google Assistant. Assim como a Siri (da Apple) e a Cortana (da Microsoft), a nova assistente virtual da empresa permitirá que o usuário execute as mais diversas tarefas apenas por comandos de voz.

Em parte, isso é o que um outro serviço do Google já faz: o Google Now, instalado por padrão em dispositivos Android. Nesta semana, uma atualização da versão beta do aplicativo pode ter revelado como a empresa pretende lidar com dois sistemas de inteligência artificial funcionando ao mesmo tempo nos smartphones.

Ao que tudo indica, o Google Assistant vai mesmo substituir o Google Now. As funções do atual sistema cotinuarão sendo executadas pelo novo programa, mas a palavra “Now” já não aparece mais em diversas opções da versão beta do app. “Now cards” virou “Feed” e “Now on Tap” virou “Screen Search”, por exemplo.

Ou seja, continuará sendo possível fazer pesquisas por voz dizendo “Ok, Google” perto do microfone do celular ou mesmo navegando pelo Chrome e até recebendo dicas de trânsito, futebol e previsão do tempo. Mas enquanto o Now não sai de cena, já é possível ter uma amostra do Google Assistant e suas funcionalidades no Allo, novo app de mensagens da empresa feito para competir com o WhatsApp.

publicidade

Via TNW