Um estudo realizado pela Radius Kommunikation a pedido do site de viagens momondo mostrou que os turistas brasileiros são os que mais publicam em redes sociais durante suas viagens. Segundo o levantamento, que entrevistou turistas de 20 países diferentes, 58% dos brasileiros disseram publicar atualizações durante esse período. 973 brasileiros de 18 a 65 anos responderam à pesquisa online.

Entre os brasileiros de 23 a 25 anos, essa porcentagem chega a 70%. O número é expressivamente superior que o dos últimos colocados, Bélgica e Dinamarca. Apenas 16% dos turistas desses países disseram publicar atualizações em redes sociais durante as viagens.

publicidade

As redes sociais favoritas dos turistas brasileiros são Facebook (citada por 90% dos entrevistados), Instagram (52%) e Twitter (34%), com o WhatsApp também sendo citado por 72% dos respondentes. Entre os chineses, apenas 10% disseram usar o Facebook e 1% o WhatsApp; isso, contudo, se deve ao fato de eles preferirem as alternativas chinesas a esses serviços, como o WeChat.

Wi-Fi e pau de selfie

publicidade

O Brasil também foi o país cujos cidadãos consideram mais importante ter acesso a redes sem fio durante as viagens. Ao todo, 97% dos turistas entrevistados disse priorizar estabelecimentos que ofereçam conexão estável de internet. Entre austríacos e alemães, por outro lado, apenas 21% dos respondentes disseram levar isso em consideração. Os locais em que Wi-Fi foi considerado mais importante foram hotéis (89%), aeroportos (78%) e restaurantes e cafés (73%).

Também com relação ao uso de pau de selfie os brasileiros foram os turistas mais notáveis. 55% dos cidadãos brasileiros afirmaram já ter usado o equipamento para tirar fotos durante as férias, número que contrasta fortemente com os 93% de finlandeses e 89% de dinamarqueses que nunca usaram pau de selfie. 39% dos britânicos que responderam à pesquisa, bem como 34% dos australianos e 31% dos estadunidentes, disseram que se incomodam com esse hábito dos turistas.