Uma equipe do laboratório de ciência da computação e inteligência artifical (CSAIL na sigla em inglês) do MIT desenvolveu uma tecnologia que promete melhorar muito a qualidade de conexões sem fio. Chamada de MegaMIMO 2.0, ela promete velocidades até três vezes maiores e o dobro do alcance para redes WiFi com muitos aparelhos e pontos de acesso.

Para melhorar as condições das redes, a tecnologia sincroniza as fases de transmissão das redes. Com isso, múltiplos pontos de acesso podem transmitir sinal ao mesmo tempo sem que haja interferência. O vídeo abaixo ilustra como a novidade funciona:

Quando dois pontos de acesso WiFi transmitem na mesma frequência ao mesmo tempo, aos ondas transmitidas pelos dois se anulam, provocando interferência. É fácil imaginar, portanto, que em áreas com muitos pontos de acesso, esse se torna um obstáculo considerável às conexões.

publicidade

Normalmente, a solução a esse problema é coordenar os pontos de acesso para que eles não transmitam ao mesmo tempo. Isso, porém, prejudica a qualidade da conexão. Por isso que a novidade desenvolvida pelo MIT consegue oferecer tantas melhoras à conectividade.

Programáveis

Além disso, o instituto de tecnologia também está desenvolvendo roteadores programáveis para otimizar o funcionamento de redes de grande carga. Os roteadores normalmente têm seus sistemas de controle programados em seu próprio hardware, o que faz com que eles gerenciem as conexões mais rapidamente.

Por outro lado, isso também faz com que seja necessário substituir todo o roteador quando uma atualização do sistema fica disponível. Além de facilitar a vida dos usuários de roteadores, isso também permitiria, segundo o Engadget, que eles pudessem se “revezar” entre vários esquemas de gerenciamento de tráfego para lidar melhor com uma maior diversidade de situações de uso.